Prefeito Guerino participa de mostra cultural que marca o Dia Nacional do Café em Linhares

No Dia Nacional do Café, celebrado nesta sexta-feira (24), a EMEF José Modeneze, no bairro Canivete, organizou uma programação especial que foi prestigiada pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon. A escola municipal desenvolveu uma mostra cultural com palestras, poesia, painéis e maquetes expondo a história do café na economia do município, além de deliciosas comidas e sobremesas que tinham o café como ingrediente principal, preparados pelos próprios alunos. Linhares é o maior produtor de café Conilon do Espírito Santo, o 4º maior do Brasil e o fruto representa hoje 27% do PIB agropecuário do município. 

A diretora da escola, Regina Jacobsen, destacou o envolvimento da escola na organização do evento. "Um dos focos da gestão escolar é fazer da nossa unidade de ensino um espaço cultural e de vivência, envolvendo todos, e a dedicação dos professores sempre é muito importante na motivação dos nossos alunos. Essa ação foi tão importante para escola, pois muitos de nossos alunos, inclusive os que têm os pais colhendo café nesse período da safra, não sabiam o porquê desse trabalho, qual a importância do café para a economia do município e como se dá o processo de produção do fruto até chegar ao consumo", disse.

O técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Geraldo Mendes, o presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber da Costa Nascimento e a Professora Zilá Sabaini, realizaram palestras aos alunos sobre a história e importância do café para a economia do município de Linhares. 

A estudante Yasmin Karoline Deocadio da Silva Justi, do 8º ano, apresentou ao prefeito Guerino um pouco da história no painel montado pela turma. "Iniciamos o 2º trimestre desse ano falando sobre o café no Antigo Reinado até chegar aos dias atuais. O café é muito importante para a história de Linhares e, inclusive, ocupamos o primeiro lugar na produção do Estado", falou.

O Carlos Alves Sena, do 7º ano, disse que não sabia que com o café várias receitas poderiam ser montadas. "Com o projeto desenvolvido na escola aprendemos muito sobre a importância dele para a nossa economia. O que me deixou bem curioso é saber que de um grão, que eu pensava que só fazia o café que a gente toma em casa mesmo, dá para fazer várias e deliciosas iguarias, como o mousse de café", destacou. 

O evento também contou com as parcerias das secretarias municipal de Agricultura e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Linhares, e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse estar feliz com o projeto desenvolvido para celebrar o Dia Nacional do Café, visto que a maioria dos produtores do município tem o cultivo como principal atividade agrícola. 

"A busca por uma produção com qualidade e melhores meios de comercialização estão entre as nossas prioridades. Para isso, desenvolvemos uma série de ações como o encontro da pré-colheita que orientou os produtores sobre a melhor forma de preparação dos grãos, agregando qualidade e visibilidade comercial ao produto; os treinamentos sobre o processo de produção do café com qualidade e suas exigências para o mercado; visita de produtores à Fazenda Venturim, em São Domingos do Norte, referência nacional na qualidade do Conilon; patrolamento de estradas; construção e restauração de pontes; o Concurso de Qualidade do Café Conilon que está com inscrições abertas; construção de oito barragens, inclusive, com um novo processo seletivo aberto para construirmos pelo menos mais seis; revisamos o processo de licenciamento ambiental da atividade de secagem mecânica de grãos. São várias a ações já implantadas e outras que estão planejadas para proporcionar melhorias ao homem do campo", ressaltou o prefeito.