Assistência aproxima adolescentes em medida socioeducativa ao mundo do trabalho

A secretaria municipal de Assistência Social está aproximando os adolescentes atendidos pelo Núcleo de Atendimento Socioeducativo ? Nase ao mundo do trabalho, com o Programa Acessuas. O programa orienta os usuários da assistência social por meio de oficinas temáticas e promove atividades que possibilitem o reconhecimento de suas potencialidades, viabilizando o acesso a direitos e serviços. 

De acordo com Samyra Feitosa, da equipe Acessuas Trabalho, os encontros são realizados na sede do NASE, que atende adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. "São três ciclos de oficinas com uma média de 20 adolescentes cada ciclo. Abordamos temas como comportamento em entrevista de trabalho, identidade e autoestima. Com as oficinas geramos conhecimento e inclusão social", destacou. 

"São oficinas muito importantes de integração e socialização. Os adolescentes estão tendo uma visão ampla das possibilidades de inserção do mundo do trabalho e na sociedade, despertando a inclusão e a cidadania", reforçou a assistente social do Nase, Jeyssielle Castro. 

Além das oficinas, os adolescentes participam de visitas a fábricas, escritórios e demais espaços que proporcionem a eles uma experiência mais prática do mundo do trabalho.