Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza descarte irregular de pneus no Jardim Laguna

A secretaria municipal de Meio Ambiente fiscaliza mais um crime ambiental em Linhares. Desta vez, a ação é para identificar o responsável pelo descarte inadequado e incineração de pneus numa estrada de acesso ao presídio do Município. Se identificado, o infrator será notificado e posteriormente multado em R$ 2 mil. O crime foi constatado pela equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura após denúncias anônimas. Na manhã desta quinta-feira (14) equipes da Vigilância Ambiental do Centro de Controle e Zoonoses do Município (CCZ) estiveram no local para identificar possíveis focos do mosquito. Todo o material descartado irregularmente já foi recolhido pela Prefeitura e levado para local apropriado.

Segundo Jamara Silva, Diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, as queimadas indiscriminadas causam sérios prejuízos à fauna e flora. "As queimadas reduzem a cobertura vegetal, diminuem a fertilidade do solo, compromete a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias. No caso da queima de pneu é ainda pior, porque seus gases tóxicos são derivados do petróleo, ou seja, emitem monóxido de carbono", pontuou. 

Jamara orienta aos moradores que denunciem qualquer tipo de infração ambiental, "recebemos a denúncia e de pronto deslocamos uma equipe para verificá-la. Esta interação da população denunciando este tipo de crime que afeta uma população inteira está sendo fundamental para o êxito das ações", afirmou Jamara. 

As denúncias sobre descarte e incineração irregular de materiais podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na Rua Monsenhor Pedrinha – Centro, pelo telefone 3372-2067 ou ainda pelo site www.linhares.sislam.com.br.

Criadouros do Aedes
Além disto, os pneus são os criadouros favoritos para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela urbana. E por isto vale a pena lembrar que, segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI), o município já conta com mais de 393 casos notificados e mais de 166 casos confirmados da doença. 

A incidência está em 172 por cem mil habitantes, representando "sinal amarelo", risco médio de transmissão para dengue. Os bairros campeões de notificações e confirmações de casos são: Bebedouro, Shell, Novo Horizonte/Exposição e Interlagos.

O Diretor da Vigilância Ambiental do CCZ, Sérgio Lubiana, explica que os pneus foram descartados em local apropriado localizado no endereço, Av: são Mateus,  2144 bairro Shell, em frente a garagem São Gabriel. Lá, os resíduos tem a destinação correta de reaproveitamento sem danos ao meio ambiente. 

Política Nacional de Resíduos Sólidos
São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus (pneumáticos)  óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Logística Reversa
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.