Prefeitura notifica responsáveis por entulhos depositados em via pública fora do cronograma

Muitos moradores de Linhares têm desrespeitado o Código de Posturas do Município e insistem em ir na contramão do calendário de recolhimento de entulhos. O resultado é acúmulo de muito entulho nesses locais, principalmente em cima de calçadas atrapalhando a passagem de pedestres, e, colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores. Diante desse quadro, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realiza ações e fiscalizações diariamente nos bairros.

O objetivo é manter as vias públicas limpas, evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue – Aedes Aegypti e também eliminar a urina dos ratos, que pode provocar leptospirose. No mês de janeiro, foram feitas 81 ações em diferentes regiões. Deste total, 50 foram ações de orientações dos agentes fiscais aos moradores que responderam imediatamente e retiraram os entulhos. Outros 27 proprietários foram notificados por não atenderem os agentes, e quatro foram multados por estarem em desconformidade com o Código de Posturas.

As equipes alertam que a forma correta de descartar o entulho é na via pública, e não em cima de calçadas e terrenos ou lotes baldios. Caso sejam depositados nestes locais, os coletores não estão autorizados ao recolhimento. 

Os bairros que lideram o número de autuações e notificações são:

1º Interlagos: 27 notificações;
2º Bebedouro: 20 notificações;
3º Aviso: 13 notificações;
4º Centro: 4 notificações;
5º Conceição: 03 notificações;
6º Três Barras: 03 notificações.

"Os munícipes precisam se conscientizar sobre a limpeza não só dos terrenos, mas também das ruas, jogando lixo no local certo e colocando os entulhos um dia antes do caminhão coletor passar, conforme cronograma. O grande problema de depositar entulhos em terrenos e vias públicas é a questão da saúde e também de segurança pública. Outro grande problema é a mobilidade que fica comprometida quando as calçadas são os locais escolhidos pelos moradores para acomodar os entulhos", esclareceu o diretor de Fiscalização da Prefeitura, Laurindo Charles.