quinta-feira, 15 de maio de 2025
Notícias

Com graça e leveza, ginasta do Elza Roni Scarpati faz bonito nos Jogos da Juventude do ES

Com muita graça e muita leveza, uma ginasta linharense de 12 anos fez bonito nos Jogos Escolares da Juventude do Espírito Santo. Maria Luíza Guimarães Smarssaro é estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio, e pela primeira vez viveu a emoção de representar Linhares numa competição estadual. É também a primeira participação do Município na modalidade de ginástica rítmica dos Jogos. Maria Luíza é aluna do núcleo de ginástica do projeto Campeões de Futuro desenvolvido no ginásio poliesportivo do bairro Conceição e que atualmente tem 60 alunas. O projeto é do Governo do Estado e tem a parceria da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Maria Luíza contou que se apaixonou pela ginástica logo após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. "Eu danço desde criança. A ginástica rítmica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais, me fazendo pensar ser o esporte perfeito para mim principalmente depois das Olimpíadas de 2016 onde pude ver melhor a beleza e aplasticidade  do esporte", comentou. Na competição estadual Maria Luíza não conseguiu pontuação suficiente para etapa nacional, mas a participação aqui no Espírito Santo a motivou a buscar mais aperfeiçoamento e mais dedicação para voltar aos tablados em 2019. "Desejo ser uma ginasta profissional e por isso tenho me dedicado bastante até fora do projeto. Outras oportunidades estão surgindo e acredito que me dedicando mais vou realizar o meu sonho", disse.

Para os professores do núcleo de ginástica rítmica, Fernanda Cotrin e Yuri Vidal a gratidão com os resultados que o projeto vem alcançando é grande. "É muito bom ver que uma de nossas atletas foi disputar um campeonato estadual. É o reconhecimento do nosso trabalho. Como professores estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido com as crianças da nossa cidade e vamos continuar. Contamos imensamente com o apoio da Prefeitura para que no ano que vem, além da Maria Luíza outras atletas tenham a oportunidade de representar Linhares em competições estaduais e também nacionais", disseram.

Para a mamãe coruja Shena Silvino Guimarães Smarssaro, a emoção e o orgulho com a trajetória da Maria Luíza não faltam. "É muita emoção. Tenho muito orgulho de ver minha filha representar a nossa cidade num campeonato estadual. Tenho fé em Deus que um dia ela ainda vai nos trazer muitas conquistas e títulos com a ginástica rítmica para Linhares e quem sabe um dia nos representar numa Olimpíada. Só tenho a agradecer a Prefeitura pelo apoio e pelo trabalho da Fernanda e do Yuri que são professores maravilhosos e muito dedicados", disse, emocionada.

Campeões de Futuro

As crianças que têm o interesse de participar do projeto Campeões de Futuro na modalidade de ginástica rítmica, é necessário que estejam matriculados regularmente numa escola da rede municipal de ensino. O aluno na companhia dos pais devem procurar o  Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini, no bairro Conceição, de segunda a quinta-feira, das 7 às 11 horas.

Atualmente, Linhares possui núcleos de várias modalidades por meio do projeto Campeões de Futuro: Jiu-jitsu, handebol, ginástica rítmica, futsal, futebol de campo, vôlei, taekwondo e karatê.