Estudantes do Canivete apresentam demandas do bairro ao prefeito Guerino


Um manhã de diálogo e de interação com os estudantes das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF José Modeneze, no bairro Canivete. Assim foi a agenda do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, nesta sexta-feira (28). Ele conheceu de perto o projeto ‘Canivete que Queremos’ desenvolvido pela professora Priscila Liuth dos Santos Braz juntos aos alunos. Por meio de desenhos eles apresentaram ao prefeito as demandas prioritárias do bairro. 


O projeto envolveu mais de 270 estudantes, e deste envolvimento, 30 desenhos foram selecionados e se transformaram num álbum que foi entregue a Guerino. Entre os pedidos das crianças estão uma passarela que facilita a mobilidade dos moradores entre a BR 101 e o bairro, mais lixeiras nas ruas, mais médicos na unidade de saúde, uma praça, internet gratuita, e até um museu e um zoológico. 


O prefeito ouviu atentamente os estudantes e se comprometeu em tentar atender todas as necessidades atuais e prioritárias da comunidade, como a construção de um espaço de lazer com estádio de futebol e parque sustentável, e o projeto da passarela que a Prefeitura dialoga com a Eco 101, a concessionária que administra a rodovia, além da internet gratuita. "Vocês estão dando uma prova de que o diálogo é o melhor caminho para discutirmos as demandas dos bairros e definirmos as prioridades. Vamos tentar resolver de imediato os problemas mais simples e buscar recursos e a viabilização dos demais como uma área de lazer para os moradores", disse Guerino.

Ele também parabenizou os profissionais de educação da unidade de ensino pela organização que a comunidade escolar vem demonstrando em torno de melhorias para o bairro com o engajamento dos pais e responsáveis. "Fico feliz em ver que as crianças estão fazendo um chamamento aos adultos para não jogar lixo nas ruas e respeitar o cronograma de recolhimento, por exemplo. Isto é cidadania. A escola e todos o corpo docente estão de parabéns por esta bela iniciativa", parabenizou o prefeito.

A professora Priscila Liuth dos Santos Braz destacou que o projeto nasceu com o objetivo de inserir os estudantes às realidades do bairro e fazê-los disseminadores de boas ideias como o catálogo de prioridades que foi dialogado durante os meses em que o projeto foi desenvolvido. "O resultado do projeto, está em sua essência, nas demandas que eles consideram prioridade para o seu cotidiano. Eles entenderam que o bairro e a cidade precisam crescer de forma ordenada para que outros benefícios como saúde, educação, segurança e lazer se adequem à realidade de todos".

O desenho da estudante Sarah Zeferino da Rocha representou como ela imagina a passarela para garantir a segurança no trânsito e a mobilidade dos estudantes que precisam atravessar a BR 101 para chegar à unidade de ensino. "Tenho certeza que assim como eu, várias outras pessoas tem dificuldade de chegar a escola. A passarela vai garantir mais segurança para todos nós", explicou Sarah.