Plataforma Online do Orçamento Participativo recebe sugestões de moradores até outubro
Com base nos princípios da gestão compartilhada praticada pela Prefeitura de Linhares, continua o acesso dos cidadãos a participação online no Orçamento Participativo (OP) 2019 por meio de uma plataforma online que fortalece a parceria Prefeitura-Cidadão. A ferramenta tem o objetivo de aprimorar a participação popular em demandas da cidade onde o morador pode opinar sobre a aplicação de recursos em seis eixos temáticos: Saúde; Educação; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Ambiental; e Desenvolvimento Social. O link é o http://orcamento.linhares.es.gov.br, onde o primeiro passo é a realização de um cadastro e a informação do bairro que o cidadão reside é um item obrigatório. O acesso à plataforma segue até o próximo dia 4 de outubro.
O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Marianelli, destacou a importância da participação dos moradores no processo de formulação do novo modelo de OP. "Promover esse acesso aos moradores representa uma opção democrática de governo. O Orçamento Participativo é uma das formas mais importantes que a população tem para ser ouvida. Na construção dessa nova metodologia de trabalho, a Prefeitura dialoga com as comunidades de Linhares. Queremos chamar todos os moradores para planejar coletivamente o futuro da cidade", disse.
O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que o objetivo da plataforma é facilitar a participação dos moradores e retomar a confiança da população no Orçamento Participativo, além de democratizar a gestão municipal e tornar mais transparente e eficiente o planejamento e a aplicação dos recursos públicos, envolvendo os cidadãos na definição de prioridades para os gastos da cidade. "Precisamos ter um olhar coletivo para a cidade e a nova ferramenta online do OP nos dá uma visão mais ampla daquilo que queremos para a Linhares. Ela promove o entrelaçamento dos bairros e regiões. E isso tende a ser mais interessante para a cidade", ressaltou.
Audiência
Até o dia 4 de outubro, o sistema receberá a opinião dos moradores e após este período os dados serão reunidos e levados para a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual já com as principais demandas apontadas pelos próprios moradores. A audiência será na primeira quinzena do mês de outubro.
Como participar:
Acesse o link: (http://orcamento.linhares.es.gov.br),
Realize o cadastro informando: e-mail (obrigatório); Nome; Bairro (obrigatório); Senha (obrigatória),
O usuário será direcionado para a sequência de opiniões sobre os temas (Saúde; Educação; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Ambiental; e Desenvolvimento Social), sendo que ele poderá marcar duas alternativas e descrever uma, para cada tema proposto.