domingo, 11 de maio de 2025
Notícias

Governo do ES anuncia estadualização do Hospital Geral de Linhares

Nesta terça-feira (11) o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, informou o início do processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL). Com isso, a gestão da unidade hospitalar deixará de ser do município e passa a ser de responsabilidade do Governo do Estado. O anuncio foi formalizado numa reunião pelo governador Paulo Hartung, pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira e o prefeito de Linhares Guerino Zanon. 
O governador Paulo Hartung explicou que, após interesse do Governo estadualizar o hospital, é necessário o Poder Executivo Municipal enviar projeto de lei para ser aprovado pela Câmara Municipal. "Estamos fazendo uma carta ao prefeito com a aceitação do Estado. Agora o prefeito tem as medidas próprias a serem feitas, inclusive, enviando um Projeto de Lei para receber aprovação da Câmara Municipal e estabelecer o calendário de mudança", detalhou.
A estadualização dará condições ao HGL em utilizar todo seu potencial, disponibilizar mais especialidades e ampliar o número de leitos dos atuais 90 para 152, além de se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, além de duplicar a oferta de leitos intensivos adultos.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o objetivo da mudança é regionalizar o atendimento à saúde, oferecendo o serviço mais próximo do cidadão, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória. "Vamos ampliar a oferta de leitos e otimizar seu parque de diagnóstico para atender demandas externas do município e região", destacou o secretário.
Para o prefeito, a estadualização do HGL é um avanço histórico na saúde pública do Espírito Santo e integra o processo de reestruturação da gestão em saúde do Município na organização do fluxo de atendimento que vai possibilitar fortalecer os investimentos em Atenção Básica em Saúde, por meio das 33 unidades que integram a rede de saúde de Linhares além dos demais órgãos que prestam serviços aos cidadãos. 
"Durante toda a sua gestão o Governador Paulo Hartung vem mostrando a sua preocupação e atenção com a saúde, e com a estadualização do HGL toda a população de Linhares e da região norte do Espírito Santo terão mais qualidade e eficiência nos serviços e nos atendimentos. A mudança de gestão do HGL fará com que os recursos sejam concentrados na atenção básica de cada uma das cidades hoje atendidas pelo hospital", destaca. 
Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, com a estadualização do HGL será possível ampliar e reaparelhar a unidade hospitalar. "Com a estadualização o HGL passará a atender as especialidades de Média e Alta Complexidade e o município vai concentrar seus investimentos apenas com a atenção básica de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado a população de Linhares", disse.
Com a estadualização, o HGL deverá se integrar gradualmente como suporte hospitalar das linhas de cuidado implantadas na unidade da Rede Cuidar em Linhares, que será inaugurada este ano, aumentando a oferta de consultas e exames; reduzindo o tempo de espera para consultas e exames; oferecendo um atendimento personalizado e humanizado; integrando as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo assim um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.
HGL
O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas, que realiza média de 20 mil atendimentos/mês, 250 mil atendimentos/ano. O custeio do hospital demanda gastos de quase R$ 40 milhões por ano, sendo que R$ 28 milhões são com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.
Linhares
O município de Linhares é um dos principais polos de saúde do Norte do Espírito Santo. Sua população atual é de aproximadamente 167 mil habitantes.
É referência para a maioria dos 32 municípios que compõem as Regiões Central e Norte de saúde (mais de 1 milhão de habitantes), nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas. Conta com leitos de terapia intensiva e adulto.