quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias

CREAS realiza encontro de famílias

As famílias que utilizam os serviços do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) participaram, na última semana do encontro de famílias e tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o tema "O Trabalho do CREAS na Família", ministrada pela assistente social, Jucélia de Souza Monteiro, e pela psicóloga, Shirley Amaral, e de debater temas importantes relacionados ao âmbito familiar.

O evento teve como objetivo reunir as famílias que participam das atividades do Centro de Referência Especializada de Assistência Social para confraternizarem e discutirem sobre os serviços do CREAS acompanhadas pela Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI). Uma das mulheres assistidas pelos serviços, mãe de 6 filhos disse que o CREAS é como uma família. "Cheguei atrasada com as crianças, mas não pude deixar de vir. O CREAS é uma família e minha vida mudou depois que fui atendida por eles", disse emocionada.

Segundo a coordenadora do CREAS, Noema Loureiro Ribeiro Marinato, o serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. "O CREAS atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, buscamos a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Este encontro foi necessário para reunirmos as famílias e conversar um pouco com elas a respeito da violência familiar e outros temas, a fim de fazer com que essas famílias superem as dificuldades que passam ou passaram", comentou.

A coordenadora disse ainda que depois dessa confraternização a instituição pretende reunir as famílias e dividi-las em grupos entre crianças, adolescente, mulheres e idosos, dando continuidade no trabalho. "O CREAS trabalha por etapas, então como vão chegando novas pessoas e, consequentemente novas situações, nós buscamos dividi-las em grupos segmentados e trabalhar com temas voltados a superação da violência, saúde, relacionamento, autoconhecimento e outros", explicou.