Alunos da escola Roberto Calmon pintam e expõe telas sobre os 218 anos de Linhares

Os alunos do 6º ao 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Roberto Calmon participaram de um projeto integrador das áreas de geografia, história e arte, sobre a construção da história ao longo dos 218 anos de fundação do município de Linhares. As atividades tiveram início nos primeiros dias de Agosto, mês de aniversário de Linhares e têm como objetivo principal envolver os alunos na história do município, desde a sua fundação, identificando geograficamente a cidade no mapa do Espírito Santo, com os municípios limítrofes e suas riquezas através de maquetes, painéis e pinturas em telas. Ao todo, treze quadros foram produzidos e ficarão expostos na escola permanentemente, retratando pontos turísticos e riquezas da cidade.

Para realização das atividades, os estudante, além de pesquisas, participaram de palestras ministradas por personalidades que são referência no contexto histórico de Linhares como: Maria Lúcia Grossi Zunti, autora do livro Panorama Histórico de Linhares; Regina Lúcia Rabelo, historiadora; e Dinorah Porto, intérprete oficial do Hino de Linhares. A professora Érika Duarte Baioco explicou que além das telas, todo contexto do projeto resultou em apresentações teatrais, monólogos, dramatizações, exposições fotográficas, gincana, dentre outras atividades coletivas e/ou individuais.

"As atividades foram realizadas com o objetivo de mostrar para nossos estudantes a história de nossa cidade, por meio dos nossos pontos turísticos e ao mesmo tempo comemorar o aniversário. O trabalho foi desenvolvido incentivando e ressaltando a importância da cooperação, o cumprimento e participação das atividades propostas, como metodologia de avaliação. O resultado final foi positivo e estimulante, tanto para os profissionais envolvidos, como para os próprio alunos", declarou.

O projeto foi desenvolvido e executado pelos professores Alcides Rodrigues de Souza Filho, Bortolo Valfré Baioco, Érika Duarte Baioco, Maria Aparecida Coutinho, Mônica Caliman Colombi, Vanusa da Penha Neto; das pedagogas Isabel Moro dos Santos e Maria da Glória Ribeiro; da monitora Celiete Sousa Rodrigues e demais profissionais da instituição.