Linhares recebe motos para intensificar combate ao Aedes aegypti

Reforço no combate ao Aedes aegypti. Além de mutirões de limpeza, vistorias diárias nas residências e trabalhos educativos nas escolas, o Município adquiriu, por meio do Fundo Municipal de Saúde, cinco motos para intensificar o combate à dengue em Linhares. Os agentes que irão conduzir os veículos farão o monitoramento das armadilhas instaladas em vários locais para a captura do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, além de reforçar o trabalho de coleta de dados dos agentes de combate à endemias que avaliam as localidades que apresentam mais casos de dengue e maiores índices de infestação de mosquitos para traçar o cronograma de ações. O investimento na aquisição das motos foi de R$ 64 mil. 


De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, as motos também irão conseguir melhorar a agilidade para checar as denúncias feitas pela população de focos do mosquito nas residências e estabelecimentos comerciais. "No caso de suspeita de dengue, entraremos em contato mais rapidamente com o morador, chegar até ele e se certificar da melhoria na sua situação de saúde e, no caso de uma investigação epidemiológica, o morador terá uma resposta muito mais rápida", explicou a superintendente.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, as motocicletas fortalecerão o programa estratégico de combate à dengue executado no Município, promovendo o foco em resultados e, principalmente, agilizarão o trabalho da vigilância epidemiológica no controle de determinantes riscos e danos à saúde da população. "As motos foram adquiridas para melhorar a assistência à população e garantir melhores indicadores, fortalecendo e ampliando os investimentos na atenção básica", reforçou o secretário.


Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, as motocicletas vão reforçar o combate ao Aedes aegypti. "Houve um aumento dos casos de dengue nos últimos meses. Estamos criando estratégias para eliminar os focos do mosquito. A visitação e assistência nas casas dos agentes é importante, mas a participação dos moradores é fundamental", ressalta. ?Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental . Como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região e pode envolver a população na busca da solução dessas questões?, destaca Guerino.


Casos em Linhares

Segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI) o município manteve sua classificação de risco médio, definida como estado de alerta. São mais de 2 mil casos notificados e mais de 600 confirmados. Os bairros campeões de notificações e confirmações de casos são: Aviso, Araçá, Shell, Novo Horizonte, Centro, Interlagos e o distrito de Bebedouro, no interior do Município. Denúncias podem ser feitas no telefone 3371 4098.


Cuidados contra a dengue

O reforço das motos não elimina a responsabilidade de cada pessoa manter sua residência ou imóvel livre de focos do mosquito. Saiba como você pode colaborar.
– Mantenha caixas d`água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.
– Lave a caixa d`água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.
– Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.
– No caso de plantas aquáticas, a água deve estar no nível abaixo do material que está dentro do vaso, com pedras e enfeites. A água deve ser trocada, o vaso e o material dentro dele devem ser lavados com escova, água e sabão uma vez por semana.
– Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.
– Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.