Projeto cultural promove apresentação teatral mensalmente em escola do interior de Linhares
O Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – CMEIEF Alcides Marinato, localizado na comunidade de Bagueira, interior de Linhares, desenvolve mensalmente uma atividade de promoção à educação tendo como ferramenta o teatro. O projeto é uma iniciativa realizada por professores e alunos que a cada mês, preparam uma apresentação teatral ou musical com temas pertinentes ao currículo escolar. "Cada período um professor fica responsável por preparar junto com os alunos uma apresentação teatral ou musical que fica a critério da turma e do regente de sala, a preferência são para apresentações que envolvem temas que fazem parte do currículo daquele período, como histórias que fizeram parte de uma sequência de atividades trabalhadas no mês", explica a pedagoga da escola Nágila dos Santos Alves.
Neste mês de julho a apresentação ‘Chapeuzinho Vermelha’ foi a história que norteou o imaginário dos alunos, encenada pela turma do 3º ano A, coordenados pela professora Elaine Bitencourt Polez. A adaptação da conhecida história dos contos infantis envolveu dublagem dos personagens, cenário criado e idealizado pelos alunos e professora, figurino alegre, dentre outros detalhes que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. "Todo movimento de cena no espaço envolveu muitos ensaios, pois eram várias entradas, e os alunos tinham que acompanhar a história narrada e realizar as cenas com rapidez. A história emocionou e arrancou risos do público, que reagiu com muitos aplausos", contou a professora.
O projeto faz parte do Plano de Ação da escola e segundo a pedagoga Nágila é uma prática estimulante e que promove o despertar pela arte e cultura. "É necessário que a criança aprenda na prática a degustar a arte, e é de extrema importância dar continuidade nesse trabalho durante a sua permanecia na escola. O ensino da arte está presente nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural", afirmou.