Academias ao ar livre e aulas de ginástica garantem saúde e bem estar para idosos em Linhares

No intuito de colaborar com a promoção do bem estar e saúde dos linharenses, a Prefeitura de Linhares conta com nove academias ao ar livre e oferece aulas de ginástica em diversos ginásios poliesportivos do Município. Um público fiel à atividade física são os idosos. Para se ter uma ideia, somente neste ano, os dois projetos juntos atendem a 450 idosos.Em várias das academias a secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esport e lazer mantém educadores físicos para garantir orientação profissional aos idosos.
 
As academias ao ar livre estão localizadas nos bairros Centro, Novo Horizonte, Shell, Movelar, Jardim Laguna, Interlagos, Aviso, no balneário Pontal do Ipiranga e no distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. Outro projeto da Prefeitura desenvolvido com os integrantes da terceira idade são as aulas de ginástica que acontecem nos bairros São José, Juparanã, Shell, Araçá e na Associação da Terceira Idade (ATIL), no bairro Novo Horizonte.
 
As academias localizadas nos bairros Movelar, Jardim Laguna, Novo Horizonte e Interlagos continuam com vagas abertas para os idosos interessados em iniciar uma atividade física. E é muito fácil participar das aulas: basta ter em mãos atestado médico com liberação para exercer atividade física e entregar o professor responsável no dia e horário das aulas. Já para as aulas de ginástica as vagas continuam abertas em todos os locais.
 
"Nosso objetivo é orientar e incentivar a prática regular e correta de exercícios, incentivar o combate ao sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, muito comuns na Terceira Idade", destaca o assessor especial de gestão da secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Roque Chile.
 
A aposentada Maria de Lourdes Alves, de 60 anos, participa ativamente das aulas na academia do bairro Interlagos e está feliz da vida. Ela destaca a importância das atividades físicas para o seu dia a dia. "Antes de participar das atividades a minha pressão era muito alta e a minha hérnia de disco não parava de doer. Agora a minha pressão está controlada e as dores na minha coluna foram aliviadas. Sem contar que parece que ganhei uns 10 anos a mais de vida e estou sempre na maior disposição em fazer as coisas", destacou.
 
O professor de Educação Física Marcel Cajueiro Duarte, que atua nas academias da Prefeitura destaca a importância e o objetivo das aulas que conduz junto aos idosos. "Minhas aulas tem como o objetivo de promover a saúde e melhorar a autoestima e sensação da qualidade de vida, mas busco como meta principal promover a integração social entre meus alunos e dar a eles mais independência para execução das suas atividades de rotina", destacou Cajueiro. Ele confirmou os benefícios dos equipamentos para reforçar o trabalho realizado pelo programa.

Os profissionais de Educação Física estão disponíveis nas academias ao livre do Jardim Laguna, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 6h30min; no bairro Interlagos, segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 6 horas; no bairro Novo Horizonte, de segunda a quinta-feira das 6 às 8 horas; e na Associação de Moradores do Movelar sempre as terças e quintas-feiras das 6h30min às 9 horas.
 
Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, as academias ao ar livre têm o objetivo de estimular, principalmente os idosos, a praticar exercícios físicos regulares. "Praticar atividades físicas em conjunto possibilita a convivência intergeracional, melhora a autoestima, ajuda a prevenir doenças e faz com as pessoas se sintam de bem com a vida", pontua.

Aparelhos
Além dos idosos, os moradores poderão se exercitar gratuitamente nos aparelhos. As academias são voltadas para os idosos e funcionam ao ar livre. Os equipamentos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos – caminhada, simulação de remada, alongador e outros – contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.

"Esses equipamentos contribuem com as atividades, pois com os aparelhos e os demais exercícios desenvolvemos uma série de atividades que melhoram a força, o equilíbrio e o condicionamento físico. Eles ficam mais resistentes e animados para o dia-a-dia", afirmou o educador físico Roque Chile.