US do Planalto faz 128 atendimentos no primeiro dia de funcionamento do horário estendido
A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Planalto começou na noite desta segunda-feira (4) a atender a população em horário estendido. No primeiro dia de funcionamento foram registrados 128 atendimentos. O objetivo é ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços de atenção básica no período noturno com com atendimento às demandas espontâneas sem a necessidade de agendamento. O funcionamento na unidade de saúde acontece de segunda a sexta-feira sempre das 7 às 21 horas.
O novo horário vai beneficiar moradores de 12 bairros que integram as regiões 5 e 6, entre elas o Canivete, Movelar, São José, Linhares V, Nova Esperança, Boa Vista e Gaivotas. A medida tem a finalidade de beneficiar principalmente os pacientes que não conseguem ir ao médico no horário convencional de funcionamento da rede básica – das 7 às 17 horas e ainda desafogar o pronto-socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL). A ideia é que outras unidades de saúde sejam contempladas, de forma gradativa, com o expediente estendido ainda no segundo semestre deste ano.
"Isso vai facilitar que o linharense seja atendido no bairro onde mora, depois do trabalho ou do estudo, sem precisar se deslocar até o pronto-socorro do HGL. Com essas adequações, vamos conseguir diminuir o fluxo do hospital, que precisa de fôlego para acolher casos de média e de alta complexidade, além de evitarmos prejuízos causados pelo diagnóstico tardio ou pela não realização de acompanhamento preventivo ou curativo", destaca o prefeito de Linhares Guerino Zanon.
Priscila de Melo Ribeiro, é moradora do bairro Planalto, e foi uma das primeiras a chegar para ter atendimento no horário estendido. Ela estava na companhia do filho e elogiou a iniciativa. "O novo horário estendido facilita bastante a vida das pessoas que não têm tempo para ir aos postos de saúde durante o horário comercial. Agora, mais perto de casa não precisamos mais nos deslocar até o HGL", disse.
Guerino e o secretário de Saúde, Valdir Massucatti, fizeram questão de acompanhar o primeiro dia de funcionamento estendido da Unidade de Saúde do Planalto. Eles recepcionaram pacientes e acompanharam os trabalhos das equipes clínica e de enfermaria. Os serviços oferecidos no horário estendido são: consultas médicas (adulto e infantil), consultas de enfermagem; curativos, nebulização, dispensação de medicamentos orais e injetáveis.