Notícias

Alunos de EMEF do Planalto recebem orientações para a prevenção da pediculose

O que vive na cabeça da molecada, mas não é brincadeira? Piolho! E ele não escolhe idade, classe social ou cor de pele para atacar. Simplesmente aparece de um dia para o outro entre as madeixas infantis e causa o maior transtorno e preconceito. Muitos acreditam que a falta de higiene é o que atrai o parasita, mas a enfermeira da unidade de Saúde do bairro Planalto, Cintia Rigoni, explica que o inseto aparece pelo contato humano e pelo uso de objetos contaminados.

Para abordar o assunto, a escola municipal de Ensino Fundamental – EMEF Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, em parceria com a Unidade de Saúde do bairro Planalto, realizou na tarde desta terça-feira (29) uma ação de prevenção e conscientização sobre a pediculose (piolhos). O objetivo foi alertar as crianças sobre os devidos cuidados e orientá-las em relação ao assunto. A ação surgiu após uma demanda enviada pela própria escola solicitando orientação aos alunos.

Segundo a enfermeira, Cíntia Rigoni, a dica de prevenção é uma só: higiene. Banhos diários, casa limpa e roupas bem lavadas e secadas ao sol ajudam a prevenir a disseminação ou o reaparecimento de piolhos entre as crianças. Já para combater os insetos a profissional recomenda, além de mais higiene, que as roupas de cama das crianças atingidas sejam separadas, e que acessórios de cabeça, como bonés, toucas e chapéus, jamais sejam emprestados. ‘"Se não tratar, podem ocorrer lesões maiores, que se tornam porta de entrada para bactérias", explica a enfermeira.

De acordo com Cíntia estão sendo abordados três focos: o contágio, os sintomas e o tratamento. "É preciso que as crianças se conscientizem desde cedo e sigam as dicas de higiene", explicou. Mediante autorização dos pais, a secretaria municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Farmacêutica, disponibilizou um xampu que mata o piolho. A enfermeira informou que o remédio não tem contraindicação.

De acordo com professora da EMEF , Rosiane de Almeida Lehrback, ações como esta que aproximam a comunidade escolar da unidade de saúde são de grande valia."Foi uma ação muito importante sobre higiene pessoal realizado pela equipe de  PSF do bairro Planalto. Veio reforçar de maneira lúdica os cuidados que nossas crianças precisam ter com o próprio corpo. Foi uma ação de prevenção muito positiva", reforçou.