Agentes de trânsito levam transitolândia para CEIM José Elias

Nesta quarta-feira (30) foi a vez das crianças do Centro de Educação Infantil Municipal José Elias, do bairro Linhares V, vivenciar a experiência de estar no trânsito. Foi lá o último CEIM que os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares levaram o Transitolândia, um espaço modelo para o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum da cidade, mas em menor escala, colaborando assim para a conscientização dos pequenos, que dessa forma, puderam aprender brincando. A iniciativa fez parte do movimento Maio Amarelo que aconteceu durante todo mês de maio em Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança e Defesa Social. 

E é logo na chegada, que as crianças já fazem o primeiro contato com os policiais, o que também tem uma função importante. Para o diretor de trânsito da Prefeitura, Douglas Simplício, a educação é fundamental para a construção de valores, como respeito ao próximo e proteção da vida. "A melhor forma de atingir o ser humano é começar pelas crianças, pois nessa fase, que costumo chamar de ‘esponja’. Elas absorvem mais fácil as informações e passam a ser multiplicadores".

A educação no trânsito nas escolas auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito.

O projeto foi dividido em dois momentos: teórico e prático. No início, o instrutor aborda temas do cotidiano, como utilização de passagens protegidas, faixas de pedestres, respeito aos demais usuários e a forma correta de utilizar os meios de transporte coletivos e individuais. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, diz que o espaço em miniatura consegue sintetizar a complexidade do trânsito. Ele acredita que por meio da Transitolândia, as crianças se tornarão motoristas melhores no futuro. "Além disso, assim que pisam fora do quartel, passam a entender mais e ter mais atenção no trânsito", finaliza.