Educação promove palestra gratuita com neurocientista sobre habilidades socioemocionais

Que habilidades socioemocionais precisam ser desenvolvidas? Como deve ser a formação dos professores para lidar com esse desafio? Que cuidados são necessários na avaliação? E o que a escola tem a ver com isso? Para encontrar respostas para estas indagações, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Educação, promove na próxima sexta-feira (18), às 19 horas, no auditório do Colégio Estadual, no bairro Shell, a palestra: ‘O que são habilidades socioemocionais e o que a escola tem a ver com isso?’. O tema será conduzido pela neurocientista doutora Carla Tieppo. O credenciamento dos participantes começa às 18 horas.

Para ampliar a disseminação do tema, a Prefeitura abriu  vagas para o público externo. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do e-mail: seme.centroformacao@linhares.es.gov.br . A formação é destinada aos profissionais de educação da rede municipal de ensino que já participaram das duas etapas anteriores da capacitação pedagógica em neurociência e aos pedagogos que estão sendo capacitados para atuarem como multiplicadores dessa formação. As inscrições são gratuitas.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destaca que o tema contempla a necessidade de  desenvolver as habilidades socioemocionais nos alunos com o objetivo de formar os jovens de maneira mais completa, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida adulta em geral. "É um diálogo com o propósito de promover a aprendizagem, mas também o bem-estar dos estudantes e uma necessidade que já é perceptível pela comunidade escolar: a formação dos estudantes para a vida", pontua.

Para a secretária, a palestra será o início de um diálogo que perpassa os muros da escola e que deve envolver professores, estudantes, funcionários das escolas, membros da comunidade e empresários locais no debate. "Por meio das habilidades socioemocionais fica claro que o papel da escola não pode se restringir apenas às competências acadêmicas, mas que tem toda uma gama de habilidades sociais que precisam ser desenvolvidas. Entre elas, as principais são: criatividade, espírito inovador e colaborativo, estar aberto a novas ideias e lidar com desafios", conta Maria Olimpia.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon ampliar os conhecimentos dos profissionais por meio de um evento público e com um tema tão atual mostra o caminho que a educação de Linhares trilha com os olhos no futuro. Ele entende que as habilidades socioemocionais devem ser consideradas desde o início da vida escolar até o último dia de aula, através de um trabalho constante e de desenvolvimento crescente, sempre estimulando a evolução. "Assim, quando os alunos deixarem a escola e entrarem, não apenas no mercado de trabalho, mas na vida adulta, serão pessoas mais preparadas e seguras".

Capacitação em Neurociência

A palestra da doutora Carla Tieppo está alinhada às duas etapas anteriores de capacitação pedagógica pelas quais os profissionais da rede municipal de educação participaram. "Por meio das capacitações estamos mostrando para os professores que eles, hoje, tem suporte para se adaptar, que eles merecem ter diferentes frentes de apoio para ajudá-los a lidar com as necessidades dos alunos", afirma.

Outro intuito do desenho desta nova modalidade de capacitação, alicerçado pela neurociência, é promover o pensamento crítico dos estudantes. Por isso, os professores são incentivados a realizar atividades cujos objetivos e metas são definidos conjuntamente com os alunos, que trabalham em duplas ou em pequenos grupos, para estimular a colaboração, a criatividade e a inovação.

"Os docentes são encorajados a escolher recursos de aprendizagem que auxiliem os alunos a falar explicitamente sobre habilidades socioemocionais. A metodologia busca provocar no professor uma reflexão sobre suas práticas, crenças e sobre seu olhar diante de alunos com multiplicidade de sonhos e de desejos com os quais ele vai ter que conviver na vida", finaliza a secretária.