Saúde realiza projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti em escolas de Linhares

As escolas da rede municipal estão trabalhando junto aos alunos a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya. O principal objetivo é conscientizar alunos, professores e funcionários para que todos atuem como multiplicadores de informações e, desta forma, mobilizar as comunidades. A ação é desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

O projeto recebeu um nome: Saúde na Escola. Uma equipe formada por profissionais da Vigilância em Saúde, enfermeiro e supervisores de endemias, visitam as unidades de ensino. Uma delas foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, localizada no bairro São José. De acordo com o enfermeiro Anderson Toneto, a proposta é levar a informação para o interior das residências, conscientizando todos os familiares e consequentemente toda comunidade.

"Cada um deve fazer sua parte no combate ao mosquito. Sua proliferação se dá a partir de descuidos muito simples, que parte de dentro das próprias casas. Esse trabalho de orientação junto as crianças é importante para prevenção de toda comunidade", destacou o enfermeiro da Unidade de Saúde do bairro, que palestrou para as crianças.

Durante as palavras, as equipes orientam a comunidade escolar sobre a retirada de materiais que possam acumular água, por exemplo. "O projeto foi elaborado para ajudar no combate à doença, com atitudes permanentes para minimizar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, a epidemia. Nossa intenção é fazer de nossos alunos, cidadãos responsáveis", disse Melina Pinheiro, diretora da unidade de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, as ações de conscientização junto aos alunos, funcionários e familiares são permanentes e sempre com o objetivo de esclarecer sobre a propagação do vírus e, a partir destas informações, o conjunto de hábitos que devem ser seguidos evitando assim a proliferação das larvas.

Ela enfatiza, que tudo que é realizado pela escola é fundamental para que a partir das informações, os alunos possam modificar as ações e adquirir comportamento que ajudem no combate ao mosquito Aedes aegypti. "Promovemos esse tipo de atividade em nossas escolas, com a finalidade de ensinar os alunos a importância de cuidarmos da natureza, além de nós mesmos. Isso faz com que eles entendam os riscos que corremos quando por exemplo, alguém joga lixo no meio ambiente", atribuiu.

Vigilância atua com monitoramento
A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares trabalha constantemente na prevenção e combate do Aedes aegipty no Município, através do Monitoramento Integrado – MI-Aedes, mais conhecido como armadilha, fumacê portátil, que percorre ruas e avenidas aplicando o larvicida biológico liberado pelo Ministério da Saúde para os programas de saúde pública e a visita dos agentes de combate a endemias, que percorrem as casas, terrenos baldios e comércio, eliminando possíveis criadouros e focos do Aedes. Mas, a participação da população ainda é a medida mais eficiente e pode ajudar a combater o mosquito.

Solicitação
Quem deseja solicitar orientações, visita técnica ou palestras em sua comunidade, escolas, empresa ou associação de moradores pode ligar para o telefone:

Conheça algumas medidas:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.