Prefeitura recebe retroescavadeira do Governo do ES para ações de fortalecimento da agricultura
O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu na manhã desta terça-feira (20) do secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, uma retroescavadeira que vai contribuir com as ações de fortalecimento da agricultura, com impacto direto no escoamento da produção agrícola e no aumento da oferta hídrica, contribuindo com a economia de Linhares. De acordo com o secretário municipal da pasta, Franco Fiorot, o equipamento será utilizado, inicialmente, em ações do Plano Agro com foco no Programa de Conservação de Água e Solo, que atua com foco na construção de caixas secas em várias localidades do interior. Até o momento mais de 550 delas já foram construídas.
Guerino agradeceu os investimentos do Governo. "Temos muito a agradecer ao governador Paulo Hartung pela parceria e pela ajuda a Linhares. O planejamento que foi realizado nos últimos três anos no Estado permite que a gente possa colher os frutos, fazer investimentos. E a agricultura é fundamental para o Estado, gera emprego e renda". O prefeito pontuou também que a entrega da retroescavadeira pelo Governo do ES soma-se ao conjunto de investimentos para o setor realizado pela Prefeitura de Linhares, visando melhorar as condições das estradas vicinais para escoar a produção e aumentar a autonomia do homem e da mulher do campo, ao mesmo tempo que melhorar o desenvolvimento econômico do município.
"A entrega da máquina só é possível porque o Governo está com a casa arrumada. A retroescavadeira vai ajudar a fortalecer a frota do município e ajudar a área rural, o trabalho nas estradas, barragens. E temos outros investimentos aqui na cidade: vamos construir duas barragens, fizemos o repasse para manutenção das estradas do Caminhos do Campo, trouxemos o Programa Cozinha Capixaba, que requalifica profissionais da gastronomia, e virão antenas de telefonia móvel do Programa Campo Digital", pontuou o secretário da agricultura Octaciano Neto.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que a máquina vai ajudar principalmente na construção de caixas secas na área rural. "Além das caixas secas que ampliam a nossa oferta hídrica, é importante destacar que boas estradas rurais são vitais para sobrevivência e desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente. Essa é uma das principais demandas que as associações de produtores e os representantes das comunidades do interior nos têm apresentado por facilitar o escoamento da produção e a circulação de bens, pessoas e serviços para o meio rural".