Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti no Pontal do Ipiranga

Para preservar a saúde dos moradores e dos turistas que passam a temporada de verão no Pontal do Ipiranga, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Linhares intensificou durante esta semana as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya -, e também dos mosquitos comuns. O fumacê portátil percorre as ruas e avenidas do balneário num trabalho complementar ao realizado pelos agentes de combate às endemias no decorrer de 2017. O larvicida biológico utilizado pelo fumacê é liberado pelo Ministério da Saúde para os programas de saúde pública. 
O responsável técnico de combate a endemias da Prefeitura, Geremilson Gomes, pontua que ambientes de vegetação, como em Povoação e Urussuquara, são propícios para a proliferação de mosquitos comuns e que neste ano não ocorreu nenhum registro de focos do mosquito e nem de notificações das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti. Os trabalhos em Pontal do Ipiranga serão concluídos nesta quita-feira (4).

"A queda da temperatura é favorável à redução do número de casos notificados de dengue, mas, infelizmente, ainda constatamos a presença de inúmeros focos criadouros do mosquito Aedes Aegyti no interior de nossas casas, comércio, terrenos e quintais", alertou. Para ele, "os casos de dengue irão manter-se baixos e poderão até acabar, se todos estiverem envolvidos no mesmo compromisso, cada um na sua casa e no seu quintal, localizando e eliminando tudo o que possa transformar-se em criadouro de mosquitos", completou.

Geremilson Gomes pontua ainda que ambientes de vegetação, como em Povoação e Urussuquara, são propícios para a proliferação de mosquitos comuns e que neste ano não ocorreu nenhum registro de focos do mosquito e nem de notificações das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti.

O CCZ realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Linhares, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), por meio do carro fumacê.

Tratamento e cuidados

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a doença. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Checklist de verificação
 
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.