Prefeitura começa abastecer farmácias das Unidades de Saúde

A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Saúde iniciou o abastecimento das farmácias da rede básica que funcionam nas unidades de saúde do município. Os itens estão chegando às unidades na medida em que são entregues pelas empresas selecionadas através de pregão para fornecer os produtos. A Prefeitura investiu R$ 8 milhões na aquisição de 505 itens para abastecer as farmácias das USs e ainda a do Hospital Geral de Linhares.

Nesta semana as farmácias das Unidades de Saúde dos bairros Lagoa do Meio – que atende Jardim Laguna, Novo Horizonte, Rodrigues Maciel e Palmital –  e Planalto – que atende ao Nova Esperança – já foram devidamente abastecidas. As farmácias dos bairros Conceição, São José, Shell e Povoação, no interior de Linhares, também começam a receber os medicamentos além da farmácia básica do Araçá.

Venceram os certames 10 empresas o que corresponde a 30% dos 157 itens destinados às farmácias básicas que o município tem a receber. "As empresas que estão em Estados mais distantes demoram um pouco mais para entregar, temos uma de Fortaleza, outra do Rio Grande do Sul, por exemplo, por isso essa diferença. Elas ainda podem pedir mais prazo, isso é legal", explicou Diretor de Assistência Farmacêutica, Tobias Jovita. Outros 348 remédios foram adquiridos para abastecer a farmácia do HGL.

A central está em contato com as empresas que ainda não entregaram para cobrar agilidade. "À medida que os itens estão chegando, estamos abastecendo as farmácias do município para que a população não fique sem atendimento. É uma determinação do prefeito Guerino Zanon", afirmou o secretário de Saúde Waldir Massucatti.

Antes de serem encaminhados às unidades, os medicamentos passam por um regime rigoroso de conferência de mercadoria. Ao chegar à Central de Abastecimento, é feito com a transportadora a conferência do volume de caixas que chegam. Após isso, a equipe da central abre todas as caixas para verificar se os remédios não foram deteriorados ou se quebraram e se estão dentro do prazo de validade.

Após a avaliação, uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde ainda atesta a nota para confirmar se o produto entregue pela empresa é o que foi contratado. "O controle é grande, mas, estamos dando a maior agilidade possível para que os medicamentos cheguem logo às farmácias", afirmou Tobias.

O investimento foi tratado como prioridade pela atual gestão, que entende o gesto como humanização da gestão pública e a medida só foi possível graças ao novo modelo de gestão financeira, que privilegia o eixo central do governo: saúde e educação. "O remédio, além de ser tratamento, é prevenção. Assumimos o compromisso que saúde é prioridade. Estamos trabalhando para disponibilizar os medicamentos que a população precisa. É um ato desumano a pessoa precisar de remédio e não ter. Nós temos que entregar o que é de direito da população", destacou o prefeito Guerino Zanon.