Projeto Mala de Leitura inspira mãe de aluno e fortalece a união escola-família

Tudo começou com um projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Dinorah Almeida Rodrigues", no bairro São José, desenvolvido pela professora Sílvia Valéria Lopes do 1º ano. O "Mala de Leitura" é uma ferramenta educacional de incentivo ao hábito da leitura e funciona da seguinte forma: as crianças escolhem um livro na escola, o levam para casa, leem com a família, registrando o entendimento das histórias num caderno.

O aluno Luiz Miguel Tamandaré Santos de seis anos, escolheu o livro "A Joaninha Que Perdeu as Pintinhas", levou para casa e junto com sua família realizou a tarefa proposta com o projeto. A surpresa foi quando a mãe do Miguel, Katiuscia Silva Tamandaré, chegou à escola munida de lápis com ponteira de joaninha, pirulito de joaninha, atividades educativas com o motivo de joaninha, tudo para os 25 alunos, coleguinhas do filho. "Mamãe ficou até a noite fazendo tudo para trazer aqui", disse o aluno à professora.

A atitude da mãe segundo a diretora da EMEF Noelza Vieira Seidel, foi surpreendente e ao mesmo tempo inspiradora também para a escola. "Quando a professora recebeu as sacolas e caixas repletas destes mimos, tivemos a ideia de convidá-la para que lesse um texto informativo sobre as joaninhas, relesse do seu jeito, a história e entregasse ela mesma, os mimos para os alunos", declarou a diretora.

O projeto, idealizado para motivar, transformou-se então no que podemos chamar de ‘ciclo do bem’. O "Mala de Leitura" motivou os alunos ao hábito da leitura, que motivou a mãe a participar de alguma forma do cotidiano escolar, que inspirou a escola a continuar desenvolvendo atividades como esta. "A mãe, chegou aqui com uma máscara da joaninha para contar a história, isso foi inspirador! Nós torcemos por mais momentos como esse junto aos pais desta comunidade", finalizou.