Feira de Ciências no Elza Roni Scarpat apresenta projetos que integram disciplina e conhecimento

Uma feira de ciências movimentou a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Elza Roni Scarpat", no bairro Lagoa do Meio, nesta sexta-feira (12). O evento faz parte de um projeto institucional cultural da escola, que ano sim, ano não, tem uma disciplina como foco principal para a exposição. Os alunos envolvidos nos projetos são do 6º ao 9º ano. Todo o corpo docente da escola esteve envolvido na feira que foi realizada em dois momentos sob a coordenação das professoras Glória Lírio, Luciana Marsaro, Lucilene Sampaio e Nívea Seidel.

"Primeiro os alunos em sala de aula, foram direcionados a alguns temas. Eles escolheram aquele que gostariam de expor, pesquisaram e desenvolveram projetos para apresentação em sala mesmo. Depois, uma comissão de profissionais da escola e alunos, escolheu o melhor projeto para a apresentação principal que aconteceu nesta sexta-feira", informou a diretora Mayara Vetoraci.

Após a primeira fase, dezessete projetos foram expostos na escola e envolveu, desde apresentações à visitação, 680 alunos, nos turnos matutino e vespertino. Os projetos selecionados tiveram o apoio não só dos professores de ciências, como de todo corpo docente. Vários temas foram abordados como a Linha Verde, Desastre Ambiental do Rio Doce, Ecossistemas, Hidroponia, Sistemas Cardiovascular e Sistemas de Roldanas.

Abordando a atual situação da Linha Verde, um dos cartões postais de Linhares e que está nas proximidades da escola, a aluna Jamilly Rangel Romanha, do 9º ano, que é membro do grupo que apresentou o projeto Além do Verde, explicou a inspiração que fez o seu grupo abraçar o tema apresentado. "O tema foi sugerido pela professora e nós, do nosso grupo, resolvemos abraçar esse tema porque ele está muito perto de nós, está presente no nosso meio. Não só de nós aqui da escola, mas de todos da nossa cidade. A Linha Verde está no nosso meio e a gente precisa cuidar mais", declarou.

Para a diretora a feira é uma oportunidade de despertar o interesse pela pesquisa nos alunos. "Esse tipo de projeto na escola sempre traz novos conhecimentos e aprendizagens que poderão ser colocados em prática na vida de cada um. Além de despertar o interesse pela pesquisa, por novos olhares", finalizou Mayara.

Projetos apresentados:
– Além do Verde
– Características e Fenômenos Ambientais
– Compostagem / Plantio Sustentável
– Corpo Humano
– Desastre Ambiental do Rio Doce
– Ecossistemas
– Entre a Vida e a Lama
– Fenômenos Físicos e Químicos
– Floresta
– Fungos
– Hidroponia
– O Ambiente e Eu
– Paisagem Natural e Modificada
– Planeta Terra/Água
– Sistema Cardiovascular
– Sistema de Roldanas
– Visão