União entre escola, comunidade e associação constroi jardim e muda o visual de EMEF no Farias

Os estudantes, professores e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Efigênia Sizenando", localizada no distrito do Farias, interior de Linhares, estão bastante entusiasmados e felizes com a "nova cara" que a escola está tomando. É que o jardim da unidade de ensino é totalmente reformulado por futuros profissionais de um curso de jardinagem. A novidade é o primeiro fruto do projeto ?Abrace esta Escola?, que foi desenvolvido pelo corpo docente do Efigênia Sizenando.

"Tudo começou com a iniciativa de sensibilizar nossos alunos sobre a importância da natureza para o nosso bem estar e mostrar a realidade positiva em se cuidar do ambiente em que vivemos e como isso traz melhorias no nosso convívio. E esta ideia apresentada para a sociedade, foi literalmente abraçada e está dando resultados surpreendentes", explicou uma das professoras responsáveis pelo projeto, Verônica dos Santos Santiago Augusto.

Tão logo foi apresentado à comunidade, o projeto recebeu o apoio da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Farias (APRUCOF), que viabilizou junto ao Sindicato Rural de Linhares (SRL), SENAR e FAES, uma alternativa que uniu o "útil ao agradável". É que as entidades ofertaram para a comunidade linharense, um curso de jardinagem e como prática das aulas teóricas, os moradores da região transformam o jardim da escola. O projeto de jardinagem também é desenvolvido entre os moradores de Bebedouro, Rio Quartel e adjacências.

De acordo com Verônica, a iniciativa é motivadora e o projeto já está perto de colher novos frutos. "Nós já recebemos de novas entidades, outras oportunidades de continuar com o projeto e em breve teremos mais novidades. Os alunos estão muito empolgados com tudo que está acontecendo, especialmente por esta união entre as diversas esferas da nossa sociedade, que está trazendo melhorias para todos", destacou a professora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, acompanha os trabalhos propostos dentro do projeto e afirma que por meio dessa ação os alunos estão adquirindo grandes experiências. "A atividade coloca as crianças em contato com a natureza. Uns já convivem com essa realidade, e outros não. Além disso, no jardim podemos mostrar na prática o que está sendo aprendido em sala de aula e os conscientizamos sobre a preservação do meio ambiente", comentou.