Prefeitura anuncia retorno das aulas na próxima quinta (9) e expediente volta ao normal nesta quarta

A Prefeitura de Linhares anunciou o retorno das aulas nas escolas da rede municipal e na Faculdade de Ensino Superior (Faceli) para a próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro. O expediente nas repartições públicas também volta ao normal nesta quarta-feira (8) e todas as unidades de saúde serão reabertas. A decisão foi tomada na tarde de hoje numa reunião entre o prefeito Guerino Zanon, o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, o titular da pasta de  Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones Mattos, e demais secretários municipais.

Agentes da Guarda Municipal com o apoio da Polícia Civil irão contribuir com a segurança da população. De acordo com o Coronel Jones Mattos, parte da Força Nacional que chegou ao Estado pode ser enviada para Linhares nas próximas horas já que o governador em exercício, César Colnago, deu o aval para o pedido. "Estamos em contato permanente com o Governo do Estado e desde o início da semana solicitamos o reforço da Força Nacional que deve ser deslocada para Linhares", destacou. 

A abertura do comércio e o retorno dos ônibus foram decisões tomadas numa reunião realizada na manhã e tarde desta terça-feira (7) com a presença do Coronel Jones Mattos e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Consel – Conselho de Segurança de Linhares, Sindirodoviários e Viação Joana D’arc. 

Vacinação da Febre Amarela

A partir desta quarta-feira (8), três unidades de saúde serão referência em Linhares para vacinar contra a febre amarela. Além da Unidade do bairro Araçá, também estarão vacinando as Unidades de Saúde dos bairros Shell e Conceição. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu uma nova remessa de doses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e decidiu ampliar o número de unidades de referência para maior conforto da população. O horário de vacinação é das 7 às 11 horas.

É obrigatória a apresentação dos cartões de vacinação e da família além de um comprovante de viagem para alguma área de risco. A medida visa inibir a vacinação indiscriminada. A Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares reforça que o protocolo de vacinação continua o mesmo, seguindo normas do Plano Nacional de Imunização (PNI/MS). Linhares não está na área considerada de risco, e a orientação é imunizar as pessoas que vão viajar para as regiões onde há risco de transmissão da doença.
Além disto, a Prefeitura iniciou nesta terça-feira (7) a imunização dos moradores do distrito de São Rafael, no interior do município, que faz limite com Marilândia onde há a recomendação da vacina. As doses serão aplicadas também nesta quarta-feira (8) na unidade de saúde do distrito. Humaitá também vai receber as equipes de imunização da Prefeitura nos dias 09 e 10.