Faceli: Única faculdade pública municipal do Espírito Santo ganha sede moderna em Linhares

A partir de 2016, o dia 16 de novembro será lembrado com carinho pela comunidade acadêmica linharense. Nesta data foi inaugurada a tão sonhada e esperada sede própria da Faculdade de Ensino Superior de Linhares, a Faceli, única instituição de ensino superior municipal do estado. Uma das poucas do Brasil.

A noite de inauguração foi recheada de atrações. A abertura ficou por conta da Banda Marcial Marília de Rezende, da escola municipal de mesmo nome. A noite ainda contou com shows das bandas "Os Eventuais" e "Like a Boss Blues and Rock".

Na cerimônia, o prefeito Nozinho Correa deixou clara sua satisfação em ver a obra concluída, mesmo em meio a um cenário de crise financeira nacional. "Nossas equipes não mediram esforços para entregar esse prédio a vocês! Eu não tive estudo e, por isso, me sinto muito feliz de poder proporcionar essa oportunidade a vocês estudantes. E o melhor: de graça!", afirmou.

Também estiveram presentes no evento o secretariado municipal da prefeitura, incluindo os secretários de Obras, Euder Pedroni e o secretário municipal de Educação, Sérgio Lopes, ativamente envolvidos na obra.

Para o presidente da Faceli, Márcio Roney Santos, a inauguração da sede própria é o marco de uma trajetória de valorização e evolução que a instituição vem vivendo nos últimos anos. "Em 2012, a Faceli encerrou o ano com 373 alunos. Neste semestre de 2016, chegamos a ter 1.191 matriculados", comparou.

"Não temos nenhuma universidade estadual no Espírito Santo, enquanto o Paraná tem 7, a Bahia e São Paulo quatro cada um e Ceará e Rio de Janeiro têm três. A Faceli figura entre as pouquíssimas faculdades públicas municipais no Brasil. E, pode-se dizer que, na altura dos 11 anos que completa no dia 15 de dezembro, a Faceli já atingiu estágios próprios de maturidade", avaliou.

"A Faceli mudou a minha vida!"


A aluna do 9º período do curso de Direito da faculdade, Débora Pinheiro Ferreira, emocionou o público ao contar sua história no palco da inauguração. Em um discurso vibrante, Débora de um exemplo da importância da instituição.

"Sou de uma família bem pobre. Meus pais têm seis filhas e estudamos até o Ensino Médio em escola pública, por que era até aí que eles podiam nos garantir. Sempre moramos no interior, na zona rural. Chegávamos da escola e íamos direto pra lavoura, então acesso a faculdade não passou de um sonho para minhas irmãs e para muitos amigos da minha infância", contou.

"Prestei vestibular com uma concorrência de mais de mil alunos para preenchimento das 100 vagas disponíveis para o curso. Ingressei na primeira turma, no segundo semestre de 2012. Na época, foi a melhor sensação da minha vida, pois eu não imaginava quantas outras esse curso me proporcionaria".

"Saí de lá do interior, uma pessoa pobre, sem o mínimo de condição ou expectativa de cursar Direito em uma faculdade. Hoje posso dizer que tenho profissão. Já até passei na OAB! Como não ser agradecida?", afirmou.

Livro que conta a história da instituição foi lançado no evento


Durante a noite festiva também aconteceu o lançamento oficial do livro "Faceli: Uma História de Lutas e Conquistas", da autora linharense Sandra Mara Mendes da Silva Bassani. Sandra foi diretora-presidente da Faceli de 2013 a março de 2016, mas já acompanhava de perto a trajetória da instituição muito antes disso.

"A construção da sede da Faceli era um sonho, que, finalmente, tornou-se realidade, graças ao esforço conjunto de muitas pessoas e da confiança que tivemos em Deus e no nosso trabalho. Fazer parte dessa equipe vencedora certamente é muito prazeroso", pontuou.

A publicação tem três capítulos. No primeiro, é apresentado o contexto em que a Faculdade surgiu e são narradas as histórias de luta e conquistas dos estudantes para manter seu funcionamento. O segundo mostra os avanços e as realizações da nova fase da Faceli, em que foram desenvolvidas ações que contribuíram para seu crescimento e fortalecimento. O terceiro apresenta desde a documentação pertinente ao seu funcionamento e quanto à criação, até a autorização e o reconhecimento de cursos, citando leis, resoluções, decretos e portarias, entre outros.

"De forma geral, esta obra traz ao conhecimento do grande público fatos desconhecidos da maioria", contou Sandra. "Poder contar a história da Faceli em um evento que demarca definitivamente o território da Faculdade no município é motivo de satisfação e alegria", finalizou.

Estrutura


– 30 salas de aula em 2 pavimentos
– biblioteca com cerca de 500 metros quadrados
– 6,2 mil metros quadrados de área construída
– 170 vagas de estacionamento
– Núcleo de Práticas Jurídicas
– passarela para pedestres
– rampa para acessibilidade de pessoas com deficiência
– abertura para ventilação e iluminação natural
– laboratório de informática
– sala de cópia
– refeitório
– área de vivência
– jardim com sistema de irrigação