Festa de Caboclo Bernardo reúne expressões culturais da bacia do Rio Doce em Regência

Celebração cultural. Essa é a definição mais próxima do clima na vila de Regência Augusta durante o último fim de semana. A comunidade, que fica no litoral linharense, no ponto em que o Rio Doce encontra o mar, celebrou a memória do herói nacional Caboclo Bernardo, que é natural de lá.

Em 1887, com a ajuda de uma corda, Bernardo salvou a vida de 128 marinheiros que estavam presos em um barco encalhado num banco de areia a 120 metros da praia, em Regência. A história do feito que rendeu ao caboclo uma medalha especial dada pela própria Princesa Isabel, à época, foi lembrada em uma peça teatral. No elenco, moradores deram vida a cada um dos momentos que levaram Bernardo ao posto de herói.

De acordo com a Associação de Moradores de Regência, organizadora da festa, mais de 6 mil pessoas lotaram as pousadas e restaurantes da vila durante o evento. Público tanto para os shows musicais quanto para o encontro de bandas de congo, que teve sua 26ª edição.

No palco principal, tocaram as bandas locais DiBandeja, forró Simininu, Trio Rocha o Nó e Natividade, e as nacionais Tribo de Jah e Casaca. No domingo, aconteceu o ponto alto da festa, quando bandas de congo e ritmos semelhantes se encontraram nas ruas da vila para celebrar a memória de Caboclo Bernardo.

Este ano, 24 bandas de congo, folia de reis, jongo e congada do Espírito Santo e de Minas Gerais, foram recebidas pela banda da vila, a São Benedito de Regência. Após se apresentarem ao público na praça principal, cada um dos grupos saiu em cortejo pelas ruas da comunidade tocando seus instrumentos e cantando, finalizando a festa como manda a tradição.

A festa do Caboclo Bernardo é uma realização da Associação de Moradores de Regência (Amor), da Associação Cultural Congo de Regência, da Associação Comercial de Regência, do Projeto Tamar e da Samarco. O evento conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, além das associações de artesanato de Regência, de pescadores e de surf de Regência, de times de futebol de Regência, da Igreja Católica de Regência, da Associação de Surf de Linhares (ASL) e da Prefeitura de Linhares.