Unidade de saúde e escola trabalham juntas no combate ao Aedes aegypti em São Rafael

O combate ao Aedes aegypti ganhou centenas de aliados em São Rafael. A unidade de saúde do distrito e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Manoel Salustiano de Souza, firmaram uma parceria para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Acompanhados dos agentes de saúde do distrito, os alunos vão até as residências atrás dos possíveis criadouros e orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação.

O trabalho começa em sala de aula, onde os alunos são orientados pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). Eles recebem informações sobre quais são os possíveis criadouros e como proceder caso encontrem algum objeto que possa acumular água.

Além do combate ao mosquito e da conscientização, o objetivo dessa parceria é proporcionar uma experiência mais ativa aos alunos.

"Nós passamos todas as informações para os estudantes, desde como nasce o mosquito até o tratamento caso a pessoa seja infectada. Depois vamos para as ruas, entramos nas residências, procuramos por possíveis criadouros e orientamos a população sobre os cuidados necessários para não deixar o mosquito se reproduzir", explica a enfermeira, Giselle Breda.

O trabalho de campo acontece todas às sextas-feiras e envolve os alunos do 1º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que estudam na Manoel Salustiano de Souza. Além de São Rafael, os alunos também visitam o distrito de Humaitá para o trabalho de prevenção.