SAAE investe R$ 850 mil na limpeza de elevatórias do município. Economia será de R$ 2,14 milhões
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares dá mais um importante passo na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida do linharense. A autarquia anunciou o aumento da frota de caminhões sugadores para agilizar a limpeza das 57 estações elevatórias e das oito estações de tratamento de esgoto do município.
Será retirado o acúmulo de areia que fica no fundo das estações. Essa areia é responsável, hoje, pela quebra ou queima das bombas, o que representa um gasto com manutenção de aproximadamente R$ 3 milhões por ano. Em média, cada bomba apresenta defeito por quatro vezes durante o ano.
Segundo o diretor interino do SAAE, Sandro de Freitas, a contratação da empresa vai representar uma queda considerável no gasto que o município tem para reparar as bombas. O serviço é feito por meio de sucção. Um tubo flexível é colocado dentro da estação e suga toda a areia e detritos acumulados. A areia e os detritos são responsáveis pelo travamento das engrenagens das bombas, que param de funcionar. E sem funcionar, o esgoto transborda, causando problemas para a população e também para o meio ambiente.
Ainda de acordo com a autarquia, a entrada de areia nas estações acontece por causa de ligações clandestinas e por mau uso por parte de alguns moradores. "Temos relatos de pessoas que ligam o sistema de drenagem de água da chuva, e do quintal, entre outras, na rede de esgoto. Dessa forma, a areia das casas acaba indo parar nas estações elevatórias, que na época de suas construções não foram projetadas para receber areia. Hoje, quando uma bomba trava, mandamos uma equipe ao local e verificamos a presença de areia, pedras, pedaços de pau e outros detritos que não deveriam estar lá. Por isso é fundamental a conscientização da população, que deve fazer corretamente suas ligações, seja a de esgoto, seja a pluvial", finalizou Sandro.