Trabalho do carro fumacê em 2016 começa na próxima segunda-feira (11) em Linhares
O carro fumacê voltará a circular pelos bairros de Linhares a partir da próxima semana. Os trabalhos serão retomados segunda-feira (11) nos bairros Aviso e Araçá. O cronograma da semana foi divulgado pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, da Superintendência Especial de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.
Neste mês de janeiro, a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya será intensificada em forma de mutirões de combate. Na última segunda-feira (04), os trabalhos foram realizados no bairro Shell.
Uma equipe composta por mais de 15 agentes visitam as casas orientando moradores, vistoriando e eliminando os possíveis focos que são encontrados nas residências. Mesmo reunindo todos os esforços nesse combate, ainda existem moradores que dificultam e resistem ao trabalho dos agentes.
A dona de casa Cacilda Cutini, moradora do bairro Shell há 52 anos, recebeu a agente Eliana Cordeiro. "O trabalho que os agentes realizam é ótimo. E o alerta que eles nos dão sobre os cuidados que devemos ter é muito importante porque muitas pessoas não levam a sério o compromisso do combate ao mosquito. Muitas vezes, acham que o problema da dengue nunca vai acontecer na sua própria casa", disse a moradora.
Segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios, na região sudeste em 2015, 52,6% dos focos do mosquito estão nas residências e 21,7% em equipamentos de armazenamento de água.
"A maioria da população nos recebe muito bem, mas ainda existe uma enorme parcela que é resistente ao nosso trabalho. A gente chega em algumas residências se identifica, fala que é agente de combate à dengue e, mesmo assim, a pessoa se recusa a nos receber, pede pra voltarmos outra hora, e o momento ideal nunca acontece. Às vezes, eles falam que está tudo certo, mas daí quando nós fazemos a avaliação técnica, encontramos os ovos do mosquito", explicou Eliana.
Confira o itinerário do carro fumacê:
Observação:
Manhã: 4h30 às 9h
Tarde: 17h às 21h30
11/01
Manhã: Aviso
Tarde: Aviso e Araçá
12/01
Manhã: Shell e Novo Horizonte
Tarde: Novo Horizonte e José Rodrigues Maciel
13/01
Manhã: José Rodrigues Maciel e Interlagos 1
Tarde: Interlagos 2
14/01
Manhã: Interlagos
Tarde: Interlagos
15/01
Manhã: Pontal do Ipiranga
Tarde: Lagoa do Meio, Jardim Laguna e Recanto dos Lagos
Para que o trabalho seja eficiente, as orientações são:
– Manter janelas e portas abertas;
– Proteger as crianças e os idosos propensos à asma e alergias;
– Cobrir com plástico ou tecido as gaiolas de passarinhos e os reservatórios de água;
– Evitar a exposição de alimentos;
– Após a passagem do carro, trocar a água e lavar os bebedouros de animais.
O combate ao Aedes aegypti é um dever de todos
Além do trabalho feito pelo carro fumacê, o combate à dengue deve ser um compromisso de todos. Tire um dia da semana para verificar cada cantinho de casa em busca de focos do mosquito. Elimine todos!
Algumas recomendações:
– Não deixar água parada em pneus fora de uso;
– Não deixar água acumulada sobre laje;
– Não deixar a água parada em calhas;
– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada;
– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas;
– Água para animais deve ser trocada diariamente;
– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas;
– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo;
– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Informações à imprensa:
Secom | [email protected]
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285