Após fim de semana de espetáculos, Linhares ganha nova oficina do Festival do Teatro Brasileiro

Programado para terminar sua etapa em Linhares no último sábado (3), o Festival do Teatro Brasileiro ainda estará presente no município até o próximo dia 23 de outubro. Uma nova oficina já está sendo oferecida em duas escolas públicas visando dar continuidade ao trabalho de aproximação dos jovens ao teatro, iniciado com as ações de formação em 3 movimentos do FTB.

Por meio dessas ações, os estudantes aprenderam o que é ser plateia e o que esperar das peças que veriam (primeiro movimento); assistiram ao espetáculo "Flor de Macambira" antes do grande público dentro de suas escolas (segundo movimento); e refletiram sobre o que viram com a ajuda de arte-educadores do festival (terceiro movimento).

Agora, novos exercícios envolvendo a atuação e o uso do corpo e da voz serão propostos e os alunos apresentarão pequenas cenas teatrais ao fim do período. A oficina de cenas curtas está sendo desenvolvida nas escolas Ângelo Recla, em Rio Quartel, e Manoel de Abreu, em Bebedouro.

Fim de semana de espetáculos gratuitos movimentou Praça 22 de Agosto


Quatro peças paraibanas foram apresentadas ao grande público. A quinta-feira (1º), Dia do Idoso, teve sessão especial para a terceira idade de "Esparrela", apresentada pelo ator de 73 anos, Fernando Teixeira.

A sexta-feira (2) teve o colorido folclórico de "Flor de Macambira", apresentada pelo grupo Ser Tão Teatro; e a segunda sessão, essa para o público geral, de "Esparrela", que lotou o Centro Cultural Nice Avanza.

No sábado (3), o coletivo Tanz prendeu a respiração do público apresentando sua dança performática em "Terreiro Envergado". Em seguida, o ator global Luiz Carlos Vasconcelos apresentou o palhaço Xuxu aos linharenses no espetáculo "Silêncio Total".

Todas as apresentações terminaram em descontraídos debates entre artistas e público. Mais de 3 mil pessoas interagiram com a programação do FTB em Linhares, quarta e última etapa da edição 2015 do festival.

"Relembramos a importância e a necessidade de arte em nossas vidas"


É assim que o analista de sistemas linharense Icaro Mendes, de 25 anos, resume sua experiência com o Festival do Teatro Brasileiro. "Não se trata apenas de ir à praça assistir a uma apresentação, trata-se de uma maravilhosa troca de experiências que foi proporcionada aos atores e, principalmente, à plateia", explica.

Segundo ele, ver um público tão diverso silenciado por um espetáculo traz reflexões. "Donas de casa, pais trabalhadores, jovens, artistas, músicos… todos, por um breve momento, unidos por um riso de alegria ou lágrimas de emoção. Sentimos como a arte pode nos desligar da estupidez do mundo e nos fazer brincar", conclui.

A atriz francesa Anaëlle Bentata está morando no Rio de Janeiro para um intercâmbio. Quando ficou sabendo que o Festival do Teatro Brasileiro teria uma etapa no sudeste, não pensou duas vezes e veio para Linhares.

"Uma amiga me avisou, contatei o Cras de Bebedouro e consegui participar da oficina ‘Ser Tão Energético’, com o ator Thardelly Lima", explica. Anaëlle trabalhou com teatro social na França, ajudando jovens com dificuldades cognitivas.

"Gostei muito da oficina. Foi muito interessante ver como se faz em outro país o que faço na França. Um trabalho com jovens, com imaginação, com jogos e atenção coletiva. Estou aqui para pesquisar o teatro, então essa experiência foi enriquecedora", aponta.

"O festival não só formou novos talentos como trouxe opção de lazer para o público linharense. Ouvi um senhor dizer que pela primeira vez assistiu uma peça teatral aos 70 anos de idade", conta a guarda municipal Alice Veiga Samoura, 53 anos, que participou da primeira oficina do festival em Linhares, a de Jogos Teatrais, com a atriz, dramaturga e diretora, Margareth Galvão. "Foi maravilhoso! Linhares precisa ter mais eventos como este. Uma riqueza de detalhes espetacular".

Sobre o Festival do Teatro Brasileiro


Realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Linhares, o Festival do Teatro Brasileiro em Linhares foi a quarta e última etapa de 2015 de uma iniciativa que já existe há 16 anos. O FTB é conhecido por levar artistas e espetáculos de um estado brasileiro a outro, proporcionando um intercâmbio cultural que vai além dos palcos.

Neste ano, o festival termina no Espírito Santo após viajar pelos estados do Pará, Ceará e Alagoas levando a cultura paraibana. Em Linhares, o Festival do Teatro Brasileiro também contou com o apoio de Gráfica Rossi, Play Park Pizza em Pedaços e Alta Pressão Restaurante e Pizzaria.