Linhares recebe Festival do Teatro Brasileiro com apresentações e oficinas gratuitas

Um dos maiores festivais de teatro do Brasil está prestes a desembarcar pela primeira vez em Linhares. Realizado por Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e co-realização da Prefeitura de Linhares, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) promoverá espetáculos, oficinas e ações de formação em solo linharense. Em cena, as principais produções teatrais da Paraíba.

Há 16 anos na estrada, o FTB é conhecido por levar artistas e espetáculos de um estado brasileiro a outro, proporcionando um intercâmbio cultural que vai além dos palcos. Em 2015, espetáculos paraibanos viajam pelos estados do Pará, Ceará, Alagoas e Espírito Santo.

Em Linhares, o festival começa no dia 21 de setembro com oficina de jogos teatrais aberta ao público com a atriz, diretora e dramaturga Margareth Galvão, e termina no dia 3 de outubro, com a apresentação da peça "Silêncio Total", estrelada pelo ator global Luiz Carlos Vasconcelos, em plena Praça 22 de Agosto, no Centro. Todas as apresentações e atividades serão gratuitas.

Além da peça "Silêncio Total", também desembarcam em Linhares "Esparrela", "Flor de Macambira" e "Terreiro Envergado". As apresentações acontecerão de 1º a 3 de outubro no palco da Praça 22 de Agosto, no Centro Cultural Nice Avanza.

Festival começa com oficina teatral aberta ao público

De 21 a 27 de setembro, o Festival do Teatro Brasileiro oferecerá 30 vagas para oficina de jogos teatrais destinada a jovens e adultos de Linhares. O curso é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as artes cênicas e estimular o potencial criativo, através de exercícios e jogos teatrais de maneira lúdica e prazerosa.

De 21 a 25 de setembro, a oficina ocorrerá das 18 às 22h. Nos dias 26 e 27, das 9 às 17h. Sempre no Centro Cultural Nice Avanza, Praça 22 de Agosto. As inscrições já estão abertas no site oficial do FTB: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/es.

Viés pedagógico faz parte da identidade do festival

Um dos principais terrenos do Festival do Teatro Brasileiro são as escolas. A partir do dia 28 de setembro, os arte-educadores do festival visitarão instituições de ensino públicas do município para iniciar as ações de formação características do FTB.

Nelas, o objetivo é ampliar o acesso dos estudantes a espetáculos de teatro, compartilhar códigos de ética do espaço teatral e proporcionar maiores possibilidades de contato com a obra assistida. Por meio das ações, os alunos serão convidados a refletir o teatro antes, durante e depois das apresentações das peças.

Em Linhares, as instituições participantes serão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Recla, em Rio Quartel; a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Marília de Rezende Scarton Coutinho, no Interlagos; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Manoel Abreu, em Bebedouro; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso.

Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Rio Quartel e Bebedouro, haverá oficina com o ator Thardelly Pereira Lima sobre treinamento técnico voltado à representação do teatro popular entre os dias 24 e 29 de setembro.

Sobre o Festival do Teatro Brasileiro

Na estrada desde 1999, o FTB segue levando o panorama cênico de um estado brasileiro a outro.  Em edições anteriores, o festival promoveu a aproximação dos pernambucanos e sergipanos. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros, baianos e pernambucanos.

Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como cearenses ao de capixabas e mineiros. Os paranaenses receberam os mineiros e se encontraram com os gaúchos e paulistas. E os baianos, que já trocaram com os pernambucanos, maranhenses, acrianos, capixabas e paulistas.

O Festival do Teatro Brasileiro ocupa um espaço na ação de complementação de política de estado. Ele vem sendo considerado um formato renovador para os festivais, pois é construído por quem vai e quem recebe. E por deixar legados e boas lembranças.

Em 16 anos de trajetória, já foram apresentadas as cenas Baiana, Cearense, Pernambucana, Mineira, Gaúcha, Paranaense e do Distrito Federal para 14 estados e DF: São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O FTB já realizou 631 apresentações de 179 espetáculos selecionados, com público superior a 245 mil espectadores. Um total de 44.900 crianças e jovens da rede pública de ensino participou gratuitamente dos programas educativos promovidos; cerca de 2.090 pessoas frequentaram as oficinas e ao longo das dezesseis edições do projeto foram gerados mais de 2.350 empregos temporários.

Ação no Espírito Santo

A primeira vez do Festival do Teatro Brasileiro no Espírito Santo foi em 2010, quando a cena cearense foi apresentada em Vitória, Vila Velha e Serra. Naquele ano, junto à edição mineira do festival, o FTB teve público superior a 16.000 pessoas em 76 ações.

Em 2014 o festival retornou ao estado para apresentar a cultura baiana. Desta vez, além de Vitória e Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim recebeu apresentações, chegando pela primeira vez á região sul do ES. No mesmo ano, o FTB aconteceu também em Campo Grande, Bauru e São Paulo.