Secretaria de Agricultura promove palestra sobre pimenta-do-reino em São Rafael

A manhã desta quarta-feira (26) foi de aprendizado para os produtores rurais de São Rafael e de comunidades próximas. A Secretaria Municipal de Agricultura convidou o chefe do escritório local do Incaper de Linhares, Geraldo Mendes, para tirar as dúvidas dos agricultores sobre pimenta-do-reino. Muitos começaram a cultivar a planta sem se informar a respeito, atraídos pela alta do preço do quilo do grão.

Geraldo, que é licenciado em ciências agrícolas e especialista em nutrição mineral de plantas, explicou, por exemplo, que é preciso colher as pimentas pouco antes de sua maturação completa. Segundo ele, a espécie mais produtiva é a Bragantina. "A temperatura deve estar entre 23 e 28° e a umidade do ar entre 80 e 88% para que a planta produza mais", afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, o solo deve ser bem drenado, ou seja, não pode acumular água em épocas de chuva. O motivo da facilidade em obter grande produção planta a planta também foi explicado: as flores da pimenta-do-reino são hermafroditas e, por isso, a polinização é facilitada.

"Herdei cerca de 10 pés de pimenta-do-reino do meu avô mas não prestei os devidos cuidados. Agora vou tratar deles corretamente e plantar novos para produzir mais", explicou Leonardo Lorencini, de 31 anos, que já produzia café e cacau em sua propriedade. "Estou aprendendo mais sobre adubação, como fazer o plantio, o espaçamento e o uso de estacas. São muitas coisas", disse.

Evaristo Vicente Caliman, presidente da associação de moradores de São Rafael e Região, foi quem ouviu os primeiros pedidos de palestra sobre o assunto. "Produtores daqui da região estão muito interessados na cultura e pediram ajuda. Buscamos a Secretaria de Agricultura e fomos muito bem atendidos", afirmou.

Informações á Imprensa: 
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br 
Telefone: 3372-1853