Prefeitura reabre barra do Rio Ipiranga em Barra Seca e beneficia cerca de 50 famílias de pescadores

Todos os anos, a foz do Rio Ipiranga, na localidade de Barra Seca, costa linharense, se fecha, trazendo preocupação a quem vive da pesca na região. Sem a abertura para o mar, os pescadores não conseguem levar seus barcos do rio para a água salgada de onde tiram seu sustento. Algumas embarcações chegam a pesar mais de 10 toneladas.

"A cada dia sem poder levar os barcos para o mar, deixamos de pescar mais ou menos 200 kg de camarão. Isso nos prejudica muito!", explicou o presidente da Associação de Pescadores de Barra Seca e Adjacências, Sílvio Geraldino, de 37 anos. "Nossa renda vem toda da pesca. Ainda bem que a prefeitura está nos dando esse grande apoio", enfatizou. Cerca de 50 famílias sobrevivem da pesca no local.

O fechamento da barra do Rio Ipiranga acontece por um conjunto de fatores que incluem a falta de chuva e a influência de correntes marinhas na costa da região. A operação de reabertura foi autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), já que dispensa licenciamento por ter dimensões inferiores a 5 metros de largura, 100 de comprimento e 1,5 de profundidade.

O trabalho está sendo feito por uma retroescavadeira e começou na manhã desta sexta-feira (31). Tudo seguindo as recomendações da instrução normativa do Iema nº 03 de 21 de março de 2013. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura trabalham em parceria na ação.
 
Informações à imprensa:
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 99238 2285