Futuras mamães têm dedicação especial no Cras do Interlagos

Para se ter uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, é preciso cuidar de nossas crianças. Mas esse cuidar não se dá somente na oferta de escolas, saúde e bens materiais. A garantia de uma infância feliz tem início quando o bebê ainda está na barriga da mãe. É esse cuidado que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Interlagos tem focado em atividades para as mamães e bebês por meio do Grupo de Escuta Psicológica com Gestantes.

Durante as reuniões, que acontecem uma vez por semana, as mulheres são acompanhadas por uma assistente social, uma psicóloga e três estagiárias da área da Psicologia. De acordo com Michele Calixto, assistente social responsável pelas reuniões, os encontros surgiram da necessidade de prestar um serviço melhor estruturado para as gestantes.

"O grupo surgiu por que enxergamos essa necessidade aqui na região e funciona como um complemento das ações que já temos, como o kit natalidade e a oficina de artesanato para as mamães", afirmou Michele, explicando que o maior benefício é a melhora do ambiente familiar para a chegada de mais uma vida.

"O maior benefício é a mudança de postura. Muitas mulheres chegam aqui pessimistas e hoje apresentam uma estrutura familiar bem melhor porque e enxergam um futuro melhor,  se enxergam como uma gestante e saem compreendendo a importância do seu papel de mãe, que é central na família", afirmou a assistente social.

Aline de Souza tem 22 anos, é mãe do Junior, que tem 2 anos, e está esperando a chegada do Wallace. Ela contou que os encontros têm ajudado muito para que ela pudesse se conhecer melhor. De acordo com ela, agora está mais saudável a sua relação com o filho mais velho e o bebê que vai nascer.

"É muito bom poder vir e participar do encontro. Na minha primeira gravidez eu não tive esse acompanhamento e já percebo a diferença. O contato com as experiências de outras mães nos faz dar atenção a várias coisas que passam desapercebidas. Aprendi a interagir melhor com o filho e com o bebê", disse Aline.

O grupo de escuta faz parte do Serviço de Proteção Integral à Família e reúne mais três ações: palestras sobre cuidados na gestação, entrega dos Kits Bebê e oficinas de artesanato para geração de renda para as famílias.

Os kits contêm fraldas de algodão, pagão, meias, calça plástica, chocalho, pente, escova de cabelo, saboneteira, cobertor, toalha, travesseiro, lençol, banheira, lenço umedecido, sabonetes, luva, hastes flexíveis, fita adesiva, gaze hidrófila e fraldas descartáveis.

Informações à imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600