Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional discutiu combate à fome e à desnutrição

O auditório do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Interlagos recebeu na última quinta-feira (18) a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar", onde foram discutidas questões imprescindíveis para combater a fome e a desnutrição.

A conferência levantou, basicamente, duas questões: Como promover uma alimentação diversificada, produzida com bases ambientais e sociais justas de acordo com as tradições e a cultura alimentar das populações e livre de contaminantes? Como garantir e ampliar o direito humano à alimentação adequada?

De acordo Kleber de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), a segurança alimentar e nutricional já tem sido discutida em Linhares, mas ainda é um assunto que não faz parte da pauta cotidiana da população.

"O trabalho do conselho tem sido efetivo, mas ainda há espaço para ampliar sua presença na pauta cotidiana da população. A conferência legitima e fortalece a mobilização social na busca da garantia ao direito humano de alimentação adequada e a soberania alimentar", afirmou Kleber.

O professor Pedro Kitoko, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, disse, durante a abertura do evento, que as políticas de nutrição têm evoluído bastante, mas ainda é pouco compreendida pela população e elogiou o engajamento do município na causa.

"Lá fora, nos outros países, estão entendendo melhor o que está sendo feito aqui no Brasil quanto ao combate à fome e desnutrição, e eles vêm aqui copiar. Mas aqui em Linhares temos um engajamento maior. Estou muito feliz porque o município está interessado em saber o que está faltando e o que pode melhorar", disse o professor Kitoko.

A secretária de Assistência Social do município, Luzia Alvarenga, enfatizou a importância do debate. "Por que discutir segurança alimentar? Porque faz diferença e ainda temos muitos casos de desnutrição e precisamos levar alimentação adequada às comunidades que mais necessitam de nossa atenção. Nossas ações têm contribuído muito para o combate à fome, mas ainda vamos fazer mais", disse a secretária.

Informações à imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600