Notícias

Maio Amarelo: Corpo de Bombeiros aponta redução de 28% dos acidentes de trânsito em Linhares

O Maio Amarelo é uma campanha mundial que visa a conscientização da população para o alto índice de acidentes de trânsito. Em Linhares, o trabalho do Departamento Municipal de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, é executar campanhas e atividades que conscientizem e contribuam para a redução desses números.

As ações, realizadas em parceria com outros órgãos, está surtindo efeito porque, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o número dos acidentes registrados no município neste ano é menor quando comparado ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados em Linhares 258 acidentes envolvendo carros e motos.

No mesmo período do ano passado foram contabilizados 331, o que representa uma redução de 28,2% dos registros de colisões envolvendo carros e motos. O comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Linhares, tenente-coronel Herbert de Carvalho, atribui essa redução às campanhas de educação no trânsito coordenadas pela corporação e também pelo Departamento de Trânsito.

"Todo processo educativo tem efeito, mas isso pode ser percebido a médio e a longo prazo. Há anos nós fazemos campanhas de educação no trânsito e agora sentimos diferença expressiva nas ocorrências em relação ao ano anterior. A média de acidentes aqui na cidade já chegou a 22 por dia. Este ano temos uma média de 8. Precisamos continuar trabalhando para que a redução seja ainda maior", disse o oficial.

Para evitar multa, motoristas infratores testam aparelho que simula acidente a 12 km/h

Motoristas flagrados na Avenida João Felipe Calmon, no Centro, sem o cinto de segurança, falando ao celular ou cometendo outras infrações no trânsito tiveram uma experiência diferente em vez de serem multados por agentes de trânsito do município durante uma das blitze educativas da campanha Maio Amarelo.

Com a proposta de conscientização, o Departamento Municipal de Trânsito firmou parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e levou à Praça Nestor Gomes, no Centro, o Convencedor, um aparelho que simula uma colisão a 12 km/h contra um obstáculo imóvel, como um poste ou outro veículo.

Um cidadão abordado durante a blitz pelos agentes de trânsito por dirigir sem o cinto de segurança e fez a simulação. "O impacto da batida é muito forte mesmo sendo simulado numa velocidade de 12km/h. A sensação não é boa e é preciso que todos nós tenhamos consciência para não arriscarmos a vida e sair sem cinto. Eu já sofri acidente de carro e sei da importância do uso desse equipamento de segurança", disse o cidadão, que não será identificado por questões de privacidade.

O professor do Senai/Cetec César Xavier estava orientando os motoristas no manuseio do aparelho. "O uso do cinto de segurança é de extrema relevância. Ele não vai evitar o acidente, mas pode evitar prejuízos maiores e até salvar a vida do condutor e os passageiros do veículo", concluiu.
 
ACIDENTES EM LINHARES

  2015



JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL TOTAL
 




CARRO 12 10 6 9 37
MOTO 54 51 67 49 221
 



 258
    2014


CARRO 15 14 25 4 58
MOTO 80 73 59 61 273
 



 331
 
Programação:
30/05 – Passeio ciclístico e motociclístico 
Local de saída: Praça 22 de Agosto, às 9h
 
Informações para a imprensa:
André Neves | [email protected]
3372-1829 | 3372-1923