Recreio no Quartel: ação mostra o cotidiano da PM e alunos se surpreendem

Mais de 600 alunos das escolas do município foram recebidos no 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro José Rodrigues Maciel, para conhecerem um pouco mais sobre o cotidiano da Polícia Militar durante o projeto "Recreio no Quartel" promovido nesta quinta-feira (21).

A ação, que faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem como objetivo mostrar que o papel da Polícia Militar vai além do que combater criminosos nas ruas, conforme explicou o tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira.

"O nosso trabalho é quebrar paradigmas. Essa proposta é para mostrar que somos parceiros da criança, que temos uma relação de confiança, e assim, ela vai crescer com uma visão diferente daquela que passa na TV ou aquela velha ideia de que a polícia só prende", disse o comandante do 12º Batalhão. 

Durante a ação, as crianças visitaram a Central do 190 (onde são recebidas as ligações e denúncias da população), as salas dos oficiais e também passearam nas radiopatrulhas e em outros veículos da corporação.

Os alunos entenderam a proposta e adoraram a manhã. Os estudantes Paulo Vitor, Murilo Caliman, Murilo Benício e Vitor Castelo Branco, têm 10 anos, e cursam o  5º ano na Emef Castelo Branco, no Centro. Eles contaram que o passeio foi muito legal e que o batalhão é diferente do que imaginavam. "Gostamos bastante e a polícia é diferente do que a gente vê na televisão. Eles são divertidos e conversaram com a gente", contou Paulo Vitor.

As professoras Ana Clara, Juliana, Penha, Edileuza, Margarida e Francielli contaram que a ação despertou a curiosidades das crianças. As escolas que participaram do Recreio no Quartel são:
  • Emef Profª  Maria Aparecida Lavagnoli
  • Emef Talma Drumond Pestana
  • Emef Adelson De Santo
  • Emef Presidente Castelo Branco
Informações para a imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600