Secretaria de Saúde inicia processo de implantação do Protocolo de Manchester no Hospital Geral

Atender os pacientes de acordo com a gravidade de cada caso. Esse é o objetivo do Protocolo de Manchester, sistema que começa ser implantado no Hospital Geral. O diretor Geral do Hospital, Eduardo Brandão, e Elisabeth Lima Barboza, médica que coordena o programa de implantação, estiveram reunidos com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para falar sobre o protocolo.

A implantação está prevista para acontecer em julho deste ano. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, na última semana. Elisabeth diz que os profissionais da Estratégia de Saúde da Família são os principais parceiros da saúde, por isso, a opção por começar o processo de implantação conversando primeiro com eles.

"Nós temos vários programas na saúde, mas a maior parte da população vem referenciada pela estratégia de saúde da família. Por isso, é muito importante esses profissionais entenderem os processos que acontecem no sistema de saúde", comenta. Elisabeth pontuou ainda que o próximo passo será conversar com as comunidades, através das associações de moradores, e com os demais parceiros da saúde, funcionários e profissionais que trabalham na Casa Rosa, Centro de Especialidades do Araçá e Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps).

A médica destaca que o Protocolo de Manchester fará parte do sistema de saúde de Linhares, não somente do Hospital Geral. "É importante que a saúde se aglutine. O Protocolo é um dos sinais de que a saúde está sendo observada e planejada de uma maneira ainda mais profissional,com uma classificação e um protocolo", finaliza.

Para o diretor do Hospital Geral, Eduardo Brandão, o protocolo vai otimizar o atendimento e dar prioridade a quem realmente precisa. "O hospital é de urgência e emergência e precisamos classificar as pessoas que chegam para dar uma atenção melhor, priorizando quem realmente precisa, no tempo e na velocidade necessária", esclarece. Os profissionais que atuarão na classificação já estão sendo treinados.

Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, em 1997. Hoje, vários países já utilizam o sistema de forma praticamente integral. O Protocolo classifica os doentes após uma triagem que analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico. Geralmente, os pacientes recebem pulseiras coloridas que indicam o estado de saúde.

Informações à imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285