Cartão-postal: Porto Histórico de Regência agrada pescadores, moradores e turistas da vila

Considerado por moradores, pescadores e turistas como o novo cartão-postal de Linhares, o Porto Histórico de Regência "Norberto Mateus de Souza" foi entregue ao som da batidas do congo, folia de reis e apresentação de capoeira na tarde deste domingo (12). A estrutura, que tem 67 metros de extensão e é composta de gabiões (gaiolas de arame com pedra britada), recebeu uma cobertura de madeira tratada, gramado. O valor total investido na obra de 268 metros quadrados é de R$ 934.641,90 em recursos próprios.

"Conheço esta área desde antes da obra e dá pra ver que é uma melhoria bem-vinda para quem usa embarcação. O rio muda muito de nível. Essa estrutura vai evitar o assoreamento do ponto de atracação", é o que explica Anderson Pafume, de 37 anos, turista, biólogo e estudante de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.
Anderson conheceu Regência fazendo trabalho voluntário e acabou se apaixonando pelo lugar. "Esse ano voltei para passar as férias porque gostei muito daqui. A região é muito bonita e com grandes áreas preservadas", conta.

O pescador Elizeu Oliveira de Souza, de 51 anos, que nasceu em Regência, confirma a importância do píer. "A obra vai beneficiar bastante quem trabalha aqui. Desembarcar peixes e materiais vai deixar de ser perigoso pra gente", explica. Para Domingos Caldeira Campos, de 39 anos, que trabalha e mora em Regência, o turismo também se beneficiará com a novidade. "É uma construção linda", observa.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Nozinho Corrêa destacou a importância do trabalho dos pescadores e ressaltou como o píer vai beneficiar a comunidade. "Precisamos governar para todos e olhar com ainda mais carinho para aqueles que precisam de mais atenção. Aqui em Regência, os pescadores esperam essa obra há mais de 10 anos e agora estamos aqui entregando o píer que vai beneficiar toda comunidade", disse o prefeito.

O pescador Leônidas Carlos, presidente da Associação de Pescadores, agradeceu ao Município pelo cuidado e atenção aos pescadores. "Lutamos há 10 anos por esse sonho que está sendo realizado. O píer era uma promessa, mas agora é uma realidade muito bem-vinda para nós, pescadores, para os moradores e também para os turistas", finaliza Leônidas.

Norberto Mateus de Sousa

Conhecido em Regência, Norberto Mateus de Souza é lembrado na vila como homem íntegro e de bom coração. Teve apenas uma filha biológica, mas criou mais de 30 filhos ao longo da vida. Ele registrava netos como seus filhos.
 
Norberto foi o primeiro rebocador de barcos de Regência e, durante muito tempo, foi prático da Marinha do Brasil. Um dia antes de os navios da Marinha chegarem à foz do Rio Doce para reabastecer o farol de Regência com combustível, ele navegava o rio para saber por onde era seguro passar, observando a profundidade do leito.
 
Em outro momento, Norberto ficou responsável por acender e apagar o famoso farol sempre ao entardecer e amanhecer, respectivamente. Ofício que transferiu para seu filho, José Rafael de Sousa, hoje com 61 anos e ainda morador de Regência.
 

Nascimento: 2 de fevereiro de 1902
Morte: 2 de março de 1978