sexta-feira, 13 de junho de 2025
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Educação participativa: Plano Municipal está sendo elaborado com os pais e sociedade civil

A educação é um processo que precisa ser discutido com toda sociedade porque é a partir de uma boa estrutura educacional que o município poderá crescer ainda mais e melhor. Visando essa perspectiva de futuro, pais, equipe pedagógica e administrativa de toda rede municipal de educação se reuniram na última semana para debaterem o texto que referencia o Plano Municipal de Educação de Linhares. O documento definirá as metas e estratégias para desenvolvimento nos próximos 10 anos.

Depois do debate entre equipe pedagógica, administrativa e com os pais, o texto-base com as alterações propostas será apresentado na III Conferência Municipal de Educação, que será realizada em Linhares nos dias 9 e 10 de abril no auditório da Faceli/UAB, no bairro Novo Horizonte.

O Plano Municipal de Educação (PME) começou a ser pensado e elaborado no ano de 2014, logo após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), e ele definirá as ações de melhoria no período de 2015 a 2025. O debate que aconteceu nas escolas é um momento fundamental para a finalização do plano, conforme conta Manoela Siqueira, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

"Esse momento de estudo, reflexão e debate dentro das escolas, com a participação dos pais,  representa uma importante oportunidade de contribuir na definição das políticas públicas educacionais do município. Além da análise e proposições de melhorias ao Documento Referência, as escolas irão eleger seus representantes que serão delegados na III Conferência Municipal de Educação a fim de apresentar as propostas levantadas nas escolas", afirma Manoela.

Para Elizete Constâncio, diretora do Ceim Aristides Pinto Caldeira no bairro Aviso, a oportunidade de reunir pais, equipe pedagógica e administrativa é única, porque reúne os principais envolvidos no processo educacional e torna o plano ainda mais legítimo e representativo.

"Você pode contribuir com sua ideia e isso é válido para os envolvidos, porque quando você pode propor, lhe dá o direito de participar e exigir que o propósito seja cumprido. Isso fez com que nós, diretores e professores, nos sentíssemos importantes, porque somos nós que estamos na rotina, na experiência diária da educação junto com os alunos e os pais", conta a diretora enfatizando que os pais estão participando ativamente das discussões.

"Temos pais que se sentiram privilegiados com a possibilidade de participar do plano que irá definir o futuro escolar de nossos alunos. Alguns deixaram de ir trabalhar para vir discutir e propor a partir do ponto de vista de quem é mais interessado na educação de seus filhos", finaliza Elizete.

Maria da Penha dos Anjos é mãe de aluno e participou da reunião. Ela contou que é a primeira vez que tem a oportunidade de participar de um debate como esse e acha fundamental que os pais estejam envolvidos nas decisões.

"Achei interessante a gente poder participar, sugerir mudanças e propor ações, porque os pais conhecem as escolas e sabem onde é preciso avançar. Discutir o plano é fundamental para o futuro do meu filho, porque ele irá definir as estratégias e metas para os próximos anos e estamos aqui, junto com professores e pedagogos, conversando para decidir o que será melhor para todos", conta a mãe.

Informações para a imprensa:

Tiago Cau | [email protected]
Secom 3372 1853 | 99736 1600