Bairro Planalto vai receber mutirão contra a dengue neste sábado (7)
Agentes de combate às endemias vão intensificar os trabalhos contra o mosquito da dengue às 8 horas deste sábado (07). O objetivo é reduzir o número de criadouros do Aedes aegypti através de um mutirão que fará o recolhimento de entulhos e materiais que possam armazenar água nas casas e ruas do bairro Planalto.
A ação é uma iniciativa da Superintendência Especial de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 35 profissionais estarão envolvidos no mutirão. Além da limpeza, haverá também uma campanha para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito.
A superintendente Especial da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, convida a população para participar da ação que será feita no bairro Planalto e orienta os moradores a recepcionarem os agentes em suas casas.
"A vigilância contra a dengue nunca termina. Por isso, a participação da população no combate ao mosquito transmissor da doença ainda é uma das melhores armas contra o mosquito", disse Ana Teixeira.
A dengue
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti contaminados e os sintomas são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre pontos avermelhados na pele. Se o indivíduo apresentar qualquer um desses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Medidas de Combate à dengue:
– Não deixar água parada em pneus fora de uso
– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência
– Não deixar a água parada nas calhas da residência
– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada
– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas
– Vasilhas que servem para animais beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar
– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas
– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo
– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada
– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada
Serviço:
Onde: Bairro Planalto, às 8 horas
Informações para a imprensa:
Hiúla gomes | [email protected]
Secom 3372 1829 | 3372 1853