População conhece projeto básico do estacionamento rotativo que será implantado no Centro

Comerciantes do Centro, membros da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Moradores do bairro, Associação dos Deficientes de Linhares e moradores da região se reuniram na noite desta quinta-feira (29), no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB, no bairro Novo Horizonte, para conhecer o projeto básico do estacionamento rotativo que será implantado na área central do município.

Segundo o projeto inicial, as regras do estacionamento rotativo vão valer de segunda a sábado, em horário comercial. A proposta inicial é de que o valor da hora no estacionamento custe entre R$ 1,50 e R$ 1,85. Também há o interesse de integrar
o comércio local ao projeto, com a comercialização de tickets de estacionamento nas lojas.

A implantação ocorrerá em etapas. Primeiro no que será chamado de Zona Azul, no quadrado formado pelas avenidas Governador Carlos Lindemberg, Augusto Calmon, Augusto Pestana e Augusto de Carvalho, onde costuma ser mais difícil estacionar.
Cerca de 90 dias depois, o estacionamento rotativo cresceria para a Zona Amarela, entre as avenidas Rufino de Carvalho, Professor Jones, João Felipe Calmon e Rui Barbosa. Mais 90 dias, e o projeto cobriria quase 100% do bairro. Moradores do Centro que moram em locais sem estacionamento terão direito a uma vaga por habitação.

Serão cerca de 2000 vagas no Centro da cidade. "Com o tempo, caso haja necessidade, o projeto pode chegar a outros bairros, mas a Prefeitura de Linhares entende que essa possibilidade é remota, já que, após as últimas alterações no Plano Diretor Municipal – PDM, todos os novos empreendimentos a se instalar no município terão que ter estacionamento próprio", explica o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto.

"Encontrar um vaga no centro da cidade no horário comercial hoje é uma verdadeira epopeia", conta o secretário. A implantação do rotativo visa tornar o uso das vagas na região mais eficiente, bem como atender a um novo conceito de mobilidade urbana aplicado pelo município. "A utilização de transporte coletivo e outros meios de transporte alternativo serão incentivadas", afirma Paneto.

A licitação para contratar a empresa que administrará o estacionamento deve ocorrer até o fim de fevereiro e será por melhor técnica e tarifa. O projeto de Lei que regulamenta o estacionamento rotativo foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Nozinho Correa no fim do ano passado. A lei nº 3.454 de 18 de dezembro de 2014 está disponível aqui: http://goo.gl/vL7VMq.

Informações para imprensa:

Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9715 5346