Secretário de Cultura se reuniu com moradores de Povoação para discutir agenda cultural
O secretário Municipal de Cultura, Urbano Dávila, promoveu uma reunião com a comunidade e os representantes da Associação de Moradores da Vila de Povoação. Na ocasião, o secretário discutiu sobre o desenvolvimento de uma agenda cultural para o balneário.
O objetivo é permitir que artistas, artesãos e comerciantes tenham a oportunidade de trabalhar a cultura da região não apenas como manifestação cultural, mas também como produto gerador de emprego e renda. Na ocasião, uma das sugestões foi a criação de um festival de bandas de garagem.
A iniciativa agradou a coordenadora da banda de Congo Mirim, Mercedes Martins de Oliveira, de 67 anos. "O bate-papo foi excelente. A gente estava mesmo precisando de pessoas com iniciativas. Adorei as ideias! Temos muita cultura para oferecer", disse Mercedes.
A bióloga Luciana de Santana é mineira da cidade de Araxá, mas vive na comunidade há cerca de um ano e meio. Mesmo assim é bastante atuante e faz parte da Associação de Moradores de Povoação.
"Estou arrepiada com as ideias que foram apresentadas pelo secretário e muito mais pela iniciativa de vir nos escutar. Aqui em Povoação, temos muita coisa a oferecer como o Congo, Folia de Reis e até mesmo o batuque que está esquecido. Para as coisas darem certo depende também do participação de todos da comunidade", ponderou Luciana.
Secretário visita comunidades
Além de Povoação, o secretário tem visitado diversos bairros e localidades para saber quais os anseios culturais das comunidades e o que pode ser proposto em parceria com os moradores. Na semana passada foi a vez da comunidade de São Rafael, e nesta terça-feira, o encontro acontece no bairro Linhares V com o grupo de União e Consciência Negra.
"A cultura hoje vem ganhando importância crescente porque além de promover a inclusão social e fortalecer as identidades coletivas, tem o fator de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. É com esse pensamento que tenho visitado as comunidade para ouvir o que as pessoas e os diversos segmentos culturais tem a me dizer para, juntos, estabelecermos prioridades", disse o secretário.
Informações para a imprensa:
Hiúla Gomes | [email protected];gov.br
Secom 3372 1829 | 3372 1853