Prefeito Nozinho Correa assina ordem de serviço para abertura da Avenida Atílio Ceolin

Foi assinada na manhã desta terça-feira (23) a ordem de serviço para abertura da Avenida Atílio Ceolin, no bairro Três Barras, futura alternativa à BR 101 na locomoção entre o centro e a parte norte da sede do município. O evento reuniu autoridades locais e representantes da família Ceolin.

Em até 40 dias, a fase de abertura da estrada de terra estará finalizada e as fases seguintes poderão ser iniciadas. A via terá aproximadamente 6 km de extensão e 32 metros de largura, ligando o bairro Três Barras ao Vila Betânia. O percurso promete belas paisagens margeando a Lagoa Juparanã.

Para os secretários de Obras, Euder Pedroni, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Rodrigo Paneto, a Avenida Atílio Ceolin será uma importante via para desafogamento da BR 101. "Com certeza dará um novo contorno à cidade. Um novo caminho para o fluxo de veículos que segue para o norte. E terá uma bela vista da Juparanã", apontou Euder.

"Trata-se do pontapé inicial das grandes obras que inauguraremos para a mobilidade urbana do município", disse Rodrigo. "Vai ser uma avenida muito movimentada e importante para o fluxo da cidade", explicou o prefeito Nozinho Correa. "Estou muito feliz de ver essa avenida com o nome de Atílio Ceolin, homem que muito fez pela sociedade linharense e que tive o prazer de chamar de amigo", completou.

A família Ceolin recebeu emocionada a homenagem. "Meu pai foi uma pessoa maravilhosa, um homem digno, honesto, trabalhador e caridoso. Seu legado foi o exemplo deixado à família. Agradecemos a homenagem pois sabemos que essa obra carregará tudo o que meu pai sempre foi", disse Maria Edinéia Ceolin Dadalto.

Sobre Atílio Ceolin

O senhor Atílio Ceolin nasceu na localidade de Araguaia, distrito de Domingos Martins, no ano de 1927. Filho de Guerino Ceolin e dona Maria Catelan Ceolin, era o segundo filho mais velho de onze irmãos. Ainda bem jovem, seu Atílio mudou-se com a família para o município de Marilândia, onde viveu até por volta dos 15 anos de idade. Rapaz dedicado e trabalhador, ajudava o pai que trabalhava como carpinteiro.

Foi mais ou menos nesse período que a família Ceolin se mudou para Rio Bananal, que na época pertencia a Linhares. Era um tempo difícil, mas seu Atílio, com uma visão empreendedora e muito esforço, começou a trabalhar como tropeiro após ter recebido do pai uma tropa de burros.

Com o apoio da família, Atílio e seus irmãos começaram a atuar no ramo de compra e venda de café. Com muito empenho, a família comprou terras em Rio Bananal e nos anos 1960 seu Atílio, com uma excelente visão de negócios, decidiu se mudar para Linhares, onde se aventurou no ramo dos negócios automobilísticos.

Junto com seus quatro irmãos mais velhos, Atílio Ceolin abriu a concessionária de veículos Willys Overland do Brasil, a primeira revendedora de carros de Linhares. A venda de automóveis no município acabou impulsionando o comércio e o desenvolvimento da economia linharense.

Mas o espírito empreendedor de seu Atílio não parou por aí. Ele também investiu na compra de terras em Linhares e na criação de gado. Como resultado, a pecuária em Linhares cresceu e se desenvolveu, tendo Atílio Ceolin à frente dos negócios.

Atílio Ceolin casou-se com dona Izabel Melo Ceolin em 1947, com quem teve quatro filhos: Edinéia, Elda, Mauro e Vanderlei. Homem de personalidade firme, sempre valorizou o trabalho e a honestidade, qualidades que fez questão de cultivar na família.

Ao longo de sua vida, participou ativamente dos movimentos políticos de Linhares, mas sem nunca ter ocupado cargos públicos. Gostava de receber os amigos para animadas conversas sobre a política, economia e o desenvolvimento da cidade. Atílio Ceolin faleceu em 2002, aos 75 anos, deixando quatro filhos e oito netos.

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853