Encontro de orientação para empreiteiras discute obras públicas em Linhares

A manhã desta quinta-feira (4) foi momento de aprimorar conhecimentos sobre obras públicas e suas peculiaridades em evento inédito realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB/Faceli, no bairro Novo Horizonte. O 1º Encontro de Orientação para Empreiteiras de Obras Públicas reuniu profissionais de várias regiões do Espírito Santo em torno do assunto.

"É sempre muito bom ter iniciativas como essa, que proporcionam uma melhor interação entre os técnicos dos jurisdicionados e os técnicos do Tribunal de Contas. Existe uma barreira natural entre estes, mas estamos todos jogando no mesmo time, com o mesmo objetivo. Valorizo essas iniciativas por que quebram as barreiras e facilitam o entendimento". É o que afirma o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE-ES, Holdar de Barros Figueira Netto, que foi conferencista no encontro.

O objetivo do evento foi tratar de temas ligados à fiscalização e controle de obras públicas (incluindo serviços de engenharia), com vistas a aperfeiçoar o cumprimento dos contratos, de acordo com as atividades exigidas por Lei, tendo em vista a necessidade de adequação por parte das empreiteiras de obras públicas aos procedimentos atuais.

Para o vice-presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, membro dos Conselhos do Plano Diretor Urbano – PDU de Vila Velha, Vitória e Viana, dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Serra e Vila Velha e atual Diretor Presidente do INOCOOPES – Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais no ES, Aristóteles Passos Costa Neto, o evento ajudou a aparar conflitos.

"Estou aqui por que é uma iniciativa importante: o poder público promovendo um debate entre dois atores importantes da sociedade, que são o contratado para fazer as obras e o órgão de controle, que é o Tribunal de Contas. É um setor que vive momentos de dificuldade no ES e no Brasil por conta de uma série de conflitos que existem nessa relação. Oportunidade de resolver essas questões e permitir que o poder público faça suas obras, as empresas construam, os órgãos de controle acompanhem e a sociedade receba essas obras", explica.

Segundo Dorivanio Stein, representante da Câmara de Vereadores de Marechal Floriano no departamento de Geo-Obras do município, um evento como esse fazia falta no estado. "Realizar esse evento dando espaço para a participação de pessoas de outros municípios foi uma iniciativa muito feliz do Geo-Obras de Linhares. Viemos em busca de conhecimento para que possamos analisar as obras de maneira mais correta, já que temos esse papel fiscalizador do executivo. Os conferencistas são profissionais que atuam na área", pontua.

Autoridades de diversos municípios estiveram presentes

Além de Holdar de Barros Figueira Netto e Aristóteles Passos Costa Neto, o encontro também contou com a presença do assessor especial da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE-ES, Luiz Dalvi.

O encontro recebeu participantes dos municípios de Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibitirama, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vila Valério e Vitória.

Informações para a imprensa:

Ramon Luz – Ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom – 3372-1853 / 99715 5346