Pesquisadores da Ufes virão a Linhares na próxima terça-feira para coletar dados na estação meteorol

Pesquisadores da Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo, virão a Linhares na manhã da próxima terça-feira, 19, para coletar dados e o relatório do trabalho desenvolvido na estação meteorológica instalada na Lagoa de Terra Alta, localizada na zona rural do município.

O projeto está em funcionamento desde maio deste ano. Os trabalhos são coordenados pelo professor Gilberto Barroso, que é biólogo, mestre em Ecologia e doutor em Geografia e professor da Ufes. Ele é coordenador do curso mestrado Erasmus Mundus em Ecohidrologia no Brasil.

Ele explicou que as lagoas de Linhares constituem o principal parque lacustre do Estado. A Lagoa das Palmas, por exemplo, é o lago natural mais profundo do Brasil, com 50 metros de profundidade. "Nosso o objetivo é cruzar as informações das mudanças de temperatura e passagens de frentes frias com mudanças de estação e estudar de que forma o clima regula o funcionamento da lagoa", explicou.

Estrangeiros

Na última terça-feira, 12, um grupo formado por 15 estudantes do curso de mestrado em Ecohidrologia, oferecido por um programa educacional europeu em parceria com a UFES, visitou a Linha Verde, Lagoa do Aviso, Lagoa Juparanã e Lagoa Terra Alta. O grupo era formado por estudantes da Espanha, Alemanha, Equador, Palau, Nepal, Etiópia, Sérvia, Ucrânia, Nova Zelândia, Jamaica, França, Egito e Brasil.

Informações para a imprensa

Secom – prefeitura.linhares@gmail.com
3372-1853