1º Simpósio da Cacauicultura Capixaba terminou com dia de campo e troca de experiências

Depois de um dia focado em palestras e debates sobre o futuro do cacau, os participantes da primeira edição do Simpósio da Cacauicultura Capixaba fizeram visitas técnicas a duas fazendas produtoras da fruta em Linhares. Momento de ver de perto sistemas de beneficiamento de cacau, renovação de lavoura via enxerto e sistemas de irrigação, por exemplo, sem contar a chance conhecer alguns dos maiores produtores de cacau da região e ouvir suas histórias.

Dono da fazenda que produz cacau classificado como de altíssima qualidade no Salão do Chocolate de Paris, Emir de Macedo Gomes Filho abriu as portas de sua propriedade aos participantes do simpósio. "Hoje temos 180 mil pés de cacau plantados na fazenda, mas houve uma época em que a produção caiu a zero por conta da vassoura-de-bruxa?, conta. "Ainda estamos nos reerguendo. Tenho muita esperança e acredito que essa situação vai mudar. A persistência tem que ser titânica", completa.

O simpósio atraiu público de várias regiões do país. O senhor Toshiki Nishioka, de 64 anos, é natural do Japão, mas planta cacau em Eunápolis, na Bahia. "Estou aqui para aprender um pouco mais sobre o cacau. Nesse evento absorvi conhecimento não só com os palestrantes, mas também trocando experiências com outros participantes", afirma. Toshiki também está trabalhando no enfrentamento à vassoura-de-bruxa em sua lavoura. "Infelizmente temos que conviver com essa doença. Neste momento estou trabalhando com adubação com potássio para fortalecer minhas plantas", revela.

O 1º Simpósio da Cacauicultura do Espírito Santo foi organizado pela Acal – Associação dos Cacauicultores de Linhares, Apropeba – Associação de Produtores Rurais de Perobas, Bananal do Sul e adjacências e Coopercau – Cooperativa dos Cacauicultores do Espírito Santo, tem apoio da Nestlé Cocoa Plan, Fertilizantes Heringer, Prefeitura Municipal de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Ceplac e Incaper.

Informações para a imprensa:
Ramon Luz – ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom – 3372 1829