Notícias

Prefeitura reúne presidentes de associações para falar sobre política nacional de resíduos sólidos

Presidentes das Associações de Moradores de Linhares se reuniram na noite desta quinta-feira (26) com os secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Walter Maia, e de Planejamento, José Roberto Fontes, no auditório do prédio da antiga Escelsa, no Centro, para tratar sobre o descarte correto dos resíduos provenientes de obras e pequenas reformas residenciais no município e as futuras medidas para adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O objetivo da reunião foi esclarecer para os representantes das comunidades sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com base na Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, foram discutidas as futuras medidas de adequação que o município deverá seguir. Durante o encontro, diversos pontos foram esclarecidos com os presidentes, dentre eles, a participação das comunidades na regulamentação da Lei Municipal Complementar Nº 2.613/2006 que dispõe sobre o Código de Posturas do município e dá outras providências.

Para a secretária da Associação de Moradores do Centro (Amorcel) e vice-presidente do grupo ambiental Natureza e CIA, Marilene Morais Milanez, a reunião é uma excelente iniciativa. "Já estava mais do que na hora do município de Linhares começar a colocar em prática o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos de maneira séria. A reunião de hoje foi uma excelente iniciativa porque representa um começo de se fazer o que é certo. Fazer o descarte correto dos resíduos irá contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade de vida, na diminuição dos riscos de doenças como a dengue e a proliferação de pragas como escorpiões e ratos", explica Marilene.

O presidente da Associoação de Moradores do Bairro Aviso (Ambav), Pedro Paulo dos Santos, também aprovou a iniciativa de se discutir a forma correta da destinação dos resíduos. "É de suma importância atendermos aos requisitos de uma determinação que visa trazer melhorias para o nosso muncípio. Lógico que tudo que é novo e muda a nossa maneira de agir no começo causa estranhamento, mas quando a gente sabe que é para o bem do meio ambiente e da nossa qualidade de vida, vale o esforço", conclui o presidente.