Mobilidade: Faceli instala elevador que dá acesso ao auditório

A Faceli adquiriu e instalou um elevador que dá acesso ao auditório da UAB-Faceli, no bairro Novo Horizonte. O equipamento começou a atender idosos e pessoas com deficiência nesta quinta-feira (26), após a assinatura do Termo de Entrega. O documento foi assinado pela diretora presidente da Fundação Faceli, Sandra Bassani.

Foram testemunhas dois membros da Adefil (Associação dos Deficientes de Linhares): José Geraldo Giovani (presidente) e Charle Fornaciari Pereira (tesoureiro); e duas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: Ana Ambrosini de Lima e Leonir das Graças Victor Mai.

A diretora presidente da Fundação Faceli, Sandra Bassani, frisou que, para custear a instalação do elevador, firmou um convênio com a Prefeitura de Linhares. "Estamos entregando um equipamento necessário. A atual administração respeita a comunidade e, por esse motivo, resolveu um problema que se arrastava há bastante tempo", diz.

Os membros das duas entidades elogiaram a prefeitura e a Faceli. "Observamos desde o início o interesse de vocês em resolver o problema. Agradecemos a todos pelo empenho", afirmaram. O elevador substitui uma antiga plataforma elevatória que não funcionava desde a gestão passada. Ele possui acionamento elétrico, controle de velocidade por variação de frequência e comporta até 400 quilos. A garantia mínima é de 12 meses, ficando a cargo da empresa contratada a substituição de peças que porventura apresentarem defeitos de fabricação ou montagem.

A diretora administrativa e financeira da Faceli, Maria Thereza Costa Guimarães e Souza, explicou que para viabilizar o serviço a faculdade preparou três pregões. O primeiro, em 15 de outubro de 2013, contou com apenas uma empresa. Como o valor apresentado ? R$ 156 mil ? foi considerado excessivo, o certame foi declarado fracassado.

O segundo pregão, marcado para 6 de janeiro deste ano, não ocorreu porque não apareceram empresas interessadas. Na terceira tentativa, no dia 29 de janeiro, surgiram duas empresas. A Equibrasil Ltda., de Lontras (SC), venceu a disputa ao apresentar a melhor proposta e o menor preço ? R$ 80 mil.